MS pode voltar a liderar exportações de carne bovina

Publicado em 22/03/2011 07:37
Depois de quase dois meses do reconhecimento dos municípios da Zona de Alta Vigilância Sanitária (ZAV) como área livre de febre aftosa com vacinação, o Ministério da Agricultura normatiza a liberação da exportação de carne bovina por produtores da região. A instrução normativa foi assinada na sexta-feira pelo ministro Wagner Rossi e deve ser publicada hoje no Diário Oficial da União.

Com a liberação, todo o Estado poderá comercializar carne bovina com outros países. Na avaliação da Superintendência Federal de Agricultura, Mato Grosso do Sul poderá voltar a liderar o ranking das exportações brasileiras de carne bovina.

A liberação da exportação da carne bovina por produtores da região de fronteira encerra um capítulo negativo para a pecuária do Estado, iniciado em 2005, com a ocorrência da febre aftosa. Na época, todo o Estado ficou considerado como de risco sanitário e as exportações da carne bovina, suspensas. Em 2008, Mato Grosso do Sul recebeu o reconhecimento de área livre da febre aftosa com vacinação. No entanto, os 13 municípios da fronteira - Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas - continuaram como área de risco.

O reconhecimento de todo o Estado como livre da febre aftosa alarga o volume de carne disponível às indústrias frigoríficas exportadoras – na ZAV, há o total de 800 mil bovinos e cinco mil propriedades. Esses animais têm, em razão da ZAV, valor de mercado menor. Com a liberação, os valores do gado da região podem ser majorados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Estado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário