Acompanhe o relatório do clima pelo USDA: seca provoca incêndios nos EUA

Publicado em 27/08/2013 09:00 e atualizado em 27/08/2013 12:14

O Relatório diário do clima para a agricultura do USDA prevê mais seca para os próximos dias nos Estados Unidos. No oeste, uma nuvem de umidade tropical se estende do Desert Southeast até Montana. Há riscos de enchentes na área do sul da Califórnia até Utah. Enquanto isso, o clima seco se mantém no norte e nordeste da Califórnia, onde mais de 24 grandes incêndios estão se espalhando. O fogo no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, já queimou mais de 160 acres e apenas 20% foi contido.

Trigo
Na região das planícies, o clima quente prevalece, exceto por chuvas esparsas em Montana. O calor favorece a maturação do trigo na primavera e a colheita nas planícies do norte, mas prejudica as safras que dependem de chuva no sul das planícies.

Milho e soja
No cinturão do milho, chuvas e tempestades podem ocorrer na região dos Grandes Lagos, mas a maior parte do meio-oeste está sob efeito do clima quente e seco. As altas temperaturas de segunda-feira atingiram 38°C em diversas áreas do Rio Mississippi e devem continuar hoje. No dia 25 de agosto, 1/5 da soja em Iowa e na Dakota do Norte foram avaliadas como ruins à muito ruins. Os estados são os maiores produtores nos Estados Unidos e estão bem acima da média nacional de 13%.

No sul do país, algumas chuvas amenizam a seca ao oeste da Costa do Golfo, região que abrange os estados de Texas, Louisiana, Mississippi, Alabama e Flórida. Em contraste, o clima seco prevalece no sudeste, exceto por algumas chuvas esparsas no sul da Flórida.  

Previsões para os próximos dias
Para o resto da semana, as áreas entre as montanhas Rochosas e Apalaches continuarão a passar por uma onda de calor tardia. Em áreas com umidade limitada do solo, o que inclui grande parte do meio-oeste, o calor vai afetar negativamente as safras em fase de enchimento de grãos.

Depois do meio da semana, as chuvas irão chegar ao nordeste do pacífico. O Serviço Nacional do Clima dos Estados Unidos prevê temperaturas acima da média para o período entre 1 a 5 de setembro. Temperaturas amenas só serão registradas no oeste e do nordeste, e o clima extremamente seco irá prevalecer no centro-sul dos Estados Unidos. 

Mapa do clima USDA: chuvas esparsas na região dos Grandes Lagos.

O USDA produz o relatório diário do clima em parceria com o Departamento Americano de Comércio e a NOAA (Administração Nacional dos Oceanos e da Atmosfera).    

Calor persiste nos EUA com temperaturas até 5°C acima da média

O calor continua assolando o meio-oeste americano esta semana. As temperaturas deverão continuar em média 5°C acima da média para o período, de acordo com o site The Weather Channel. As altas temperaturas deverão ficar na casa dos 33°C, com máximas de 38°C e 40°C em Iowa, norte do Missouri, nordeste de Kansas e leste de Nebraska. 

Movimentações de nuvens no nordeste do parque Big Ridge e ao longo dos Grandes Lagos podem produzir algumas chuvas e até tempestades ainda hoje. Tempestades severas,  com rajadas de vento e granizo são esperadas no leste do Wisconsin, no centro e sul de Michigan e no norte e leste de Ohio. 

Calor persiste em Iowa
A onda de calor e ar seco não deve dar trégua à Iowa, segundo o site Acuuweather.com. A máxima pode chegar aos 35°C na sexta-feira.

Temperaturas para a semana em Iowa, EUA.

Informações: The Weather Channel e accuweather.com

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Bellei / Notícias Agrícolas
Fonte:
TWC, Accuweather e USDA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • carlo meloni sao paulo - SP

    NO SOL O CAMPO MAGNETICO SE INVERTE EM CICLOS DE

    11 ANOS.--AS SECAS DO NORDESTE REFLETEM ESSES CICLOS DE 11 ANOS.--A TERRA POR SUA VEZ INCLINOU

    MAS MUITO POUCO---

    0
  • diogo patua barreiras - BA

    Alguns cientistas dizem que a terra está mudando o seu ângulo de inclinação. Isso pode explicar a mudança de clima em todas as regiões do globo.

    0