EUA: Neve em Iowa prejudica o ritmo da colheita dos grãos

Publicado em 23/10/2013 12:37 e atualizado em 23/10/2013 17:04

Alguns estados do Corn Belt, nos Estados Unidos,  têm recebido neve nos últimos dias e a previsão é de que essas condições permaneçam para os próximos dias, podendo prejudicar a produção norte-americana de milho e soja, bem como os trabalhos de colheita. Iowa e Illinois receberam neve entre a noite de segunda-feira (21) e a manhã de terça-feira (22). Mais de 2 centímetros de neve cairam em Davenport (Iowa).

Para esta quarta-feira (23), porém, meteorologistas esperam um volume menor de neve no noroeste de Iowa, mas, as temperaturas mais baixas e até mesmo negativas em algumas regiões já chegaram ao estado. Uma foto postada via Twitter mostra uma propriedade em Iowa coberta por uma camada de neve na manhã de hoje. 

Neve em Iowa

Segundo o analista de mercado Steve Cachia, da corretora Cerealpar, há possibilidade de neve também em Illinois e Indiana, mas ainda não se esperam nevascas. Para Cachia, no entanto, "se houver impacto dessa neve na colheita será mínimo". 

Leia informações sobre a produtividade da soja no EUA aqui
 

USDA confirma: Clima continua frio, com neve em sul de Ohio e Dakota do Sul 

O clima continua frio, mas seco o suficiente para permitir a continuidade das colheitas nas principais áreas produtoras. Porém, ainda há neve em áreas ao leste de Dakota do Sul e sul do estado de Ohio, de acordo com o relatório diário do clima para a agricultura, divulgado nesta quarta-feira (23) pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

Mapa Clima
Site Accuweather mostra neve na cidade de Sioux Falls, em Dakota do Sul. 

O relatório mostra ainda que há escassez de umidade de solo em Illinois, Iowa e Missouri. No Nordeste do país, o clima seco favorece o desenvolvimento do trigo de inverno.  Durante os próximos 5 dias, o clima frio deverá se manter em metade do Leste dos Estados Unidos.

 

EUA: Neve cobre parte de Iowa e Dakota do Sul, no Corn Belt

Por Fernanda Bellei

Uma leve nevasca está cobrindo campos de soja e milho no Corn Belt, principalmente nos estados de Iowa e Dakota do Sul, informou o *relatório diário do clima para a agricultura, divulgado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

O clima está no foco dos produtores norte-americanos, que ainda estão com 61% do milho e 37% da soja nos campos para serem colhidos, de acordo com o relatório de Acompanhamento de Safras divulgado pelo USDA na segunda-feira (21).

Milho Congelado - Destaque 2
Milho congelado pela nevasca que atinge áreas do Corn Belt. Fonte: Agriculture.com 

Apesar da nevasca, segundo o próprio USDA, a maior parte do Corn Belt ainda registra clima frio, porém seco, que favorece as colheitas. Alertas de geadas estão sendo feitos para regiões do norte de Illinois e Indiana. 

Na região das Planícies do Norte, o clima também favorece o plantio do trigo de inverno e a colheita da safra de verão. 

Avanço da colheita
O site norte-americano Agriculture.com informou nesta terça-feira (22) que o clima estará favorável para a colheita em pelos menos 5 dias desta semana. A colheita de milho no Meio-Oeste dos EUA deve ser 65% a 70% concluída e a de soja entre 80% a 85%. Já para a próxima semana, há possibilidades de atraso nas colheitas no Meio-Oeste, devido às temperaturas abaixo do normal para o período. 

Progresso de safra - milho
De acordo com o relatório de Acompanhamento de Safra do USDA, 94% do milho está maduro nos EUA. Em Illinois, o número chega a 97%; em Iowa 94% e em Minnesota 95%. 

Em Minnesota, apenas 19% do milho foi colhido, mas a colheita de soja já está 80% concluída. Na semana passada, os estados de Iowa e Illinois tiveram 5 dias adequados para a colheita e Minnesota teve apenas 3 dias. 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário