Mudanças climáticas já afetam agricultura nos EUA, aponta relatório

Publicado em 06/05/2014 15:29 e atualizado em 06/05/2014 17:22

Um novo relatório divulgado hoje (6) pelo governo de Barack Obama detalha os drásticos efeitos das mudanças climáticas já sentidos no clima e na agricultura dos Estados Unidos 

Os efeitos das mudanças climáticas na agricultura estão sendo fortemente debatidos nos Estados Unidos nos últimos dias. A administração de Obama divulgou um relatório que detalha os efeitos já comprovados das mudanças do clima no desenvolvimento e na produtividade das safras. 

De acordo com o conselheiro especial da Casa Branca, John Podesta, a avaliação "será a mais competente e abrangente fonte de informação científica já produzida sobre como as mudanças climáticas vão impactar todas as regiões dos Estados Unidos e setores-chave da economia nacional".

Entre os efeitos apontados pelo relatório, estão:

- Efeitos na agricultura: Muitos produtores norte-americanos podem conseguir adaptar sua produção às intempéries climáticas ao longo dos próximos 20 a 25 anos, principalmente porque o aumento da concentração de CO2 na atmosfera pode beneficiar temporariamente algumas culturas. Porém, este cenário não deve durar muito tempo. O aumento da temperatura e clima mais seco devem provocar fortes impactos negativos nos campos e na criação de animais. 

Ainda hoje, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que uma forte seca está prejudicando o desenvolvimento da safra de trigo no país. A proporção de plantios avaliados como “bons ou excelentes” caiu 2% na semana passada e “as plantas estão em sua pior condição desde 1996”, segundo o banco alemão Commerbank.  
   
- Calor e seca no sudoeste dos EUA: A seca sem precedentes registrada este ano no estado da Califórnia, que causou inúmeros incêndios florestais, chamou atenção do mundo para os efeitos das mudanças climáticas. O relatório indica que nos próximos anos, o cenário poderá ser ainda mais preocupante. A Califórnia e o Arizona devem ficar mais quentes e o clima no sul da região tende a ficar mais seco, ocasionando mais incêndios.  
 
- O Ártico é a região do mundo que mais registra aumento de temperatura, por isso, o Alaska – estado norte-americano localizado no Ártico – tem registrado aquecimento gradual nos últimos 60 anos. A tendência é que este padrão continue no futuro. 

- Áreas costeiras em perigo: O furacão Sandy, que afetou os estados de Nova Iorque e Nova Jersey no final do ano 2012, indica o que pode acontecer quando tempestades fortes, aliadas ao aumento do nível do mar, atingem grandes cidades. O relatório estima que mais de 164 milhões de norte-americanos que vivem nas áreas costeiras (mais da metade da população do país) correm risco de enfrentar mais enchentes nos próximos anos. 

O relatório, conhecido como Avaliação Nacional do Clima (NCA, sigla em inglês), é produto de anos de pesquisas realizadas por um grupo de mais de 200 cientistas. O primeiro relatório foi divulgado no ano passado, mas apenas agora foi aprovado e assinado pelo governo federal e pelo Comitê Consultivo para o Desenvolvimento dos Estados Unidos. 

Veja aqui o relatório original, na íntegra: NCA 

Leia mais sobre os efeitos das mudanças climáticas na agricultura dos Estados Unidos:

Monsanto e Secretário da Agricultura dos EUA se pronunciam sobre efeitos das mudanças climáticas na produção agrícola
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Bellei
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário