Chuvas no Sul: Veja imagens dos prejuízos causados no PR e SC
Fortes chuvas atingiram os estados do Paraná e Santa Catarina no último final de semana, no Sul do Brasil e, em muitos locais, a situação é bastante preocupante. A produção agropecuária de ambos os estados foi prejudicada, bem como estradas federais e estaduais, o compromete severamente o escoamento das safras.
No Paraná já são 77 municípios com o estado de emergência declarado, já que as chuvas atingiram 21,5% do território paranense. Até o momento, o número de mortos é de nove pessoas e o cenário mais crítico é observado nas regiões central e sudoeste. Os afetados passam de 50 mil pessoas e os desabrigados são quase 2500 pessoas.
Já em Santa Catarina, são oito cidades em estado de emergência e, de acordo com as últimas informações da Defesa Civil local, o número de pessoas desabrigadas é de 670 e o de desalojados passa de 16 mil, podendo chegar a 20 mil. Por conta da forte correnteza, o canal de acesso ao Porto de Itajaí foi fechado na manhã do último domingo (8).
Perdas em Cascavel, no Oeste do Paraná
Em Cascavel, no oeste do Paraná, as chuvas foram de mais de 350 mm nos últimos dois dias. Segundo Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural do Município, a cultura mais afetada foi a do feijão. As lavouras que estavam prontas para serem colhidas foram perdidas com as chuvas fortes. Na horticultura também há danos. Aproximadamente 40% das áreas já registram problemas e os prejuízos nesses locais são consideráveis.
Nos campos de milho, os ventos muito fortes provocaram o acamamento em várias áreas e as chuvas alagaram muitas lavouras. O estimado até o momento é de que cerca de 15 a 20% das lavouras do cereal tenham sido danificadas. Já no trigo, o impacto foi menor. Ainda assim, muitas plantações foram danificadas com o rompimento das curvas de níveis. O volume de água foi tão grande que, por onde passou, carregou as plantas.
Guarapuava/PR
Em Guarapuava também há perdas em propriedades rurais. Foram mais de 400 mm de chuvas nas últimas 96 horas, registrando um volume recorde. No interior do estado, morros desabaram e muita lama antingiu essas propriedades, além de muitas estradas terem sido bloqueadas.
Abaixo, veja imagens da destruição causada pelas chuvas no Paraná e Santa Catarina
São João do Ivaí/PR



Guarapuava/PR



Marechal Cândido Rondon/PR



Itajaí/SC

Major Vieira/SC

Rio Negrinho/SC


Corupá/SC


Santa Catarina




Paraná




Capanema- PR, Fortes chuvas causam alagamentos na região de Capanema, mais de 37 mil pessoas foram afetadas.
Foto: Patrícia Soransso
Foto: Patrícia Soransso
Foto: Patrícia Soransso
Foto: Patrícia Soransso
Foto: Patrícia Soransso
Foto: Arnaldo Alves / ANPr (09/06/2014)
União da Vitória/PR, Governador Beto Richa acompanhado pelo Prefeito Pedro Ivo Ilkiv vistoria áreas afetadas pelas enchentes na região de União da Vitória.
Foto: Arnaldo Alves / ANPr
Foto: Arnaldo Alves / ANPr (09/06/2014)
Foto: Arnaldo Alves / ANPr (09/06/2014)
Foto: Arnaldo Alves / ANPr (09/06/2014)
Foto: Arnaldo Alves / ANPr (09/06/2014)
Foto: Arnaldo Alves / ANPr (09/06/2014)
Áreas afetadas pelas enchentes na região de Irati.
Foto: Arnaldo Alves / ANPr (09/06/2014)
0 comentário
São Paulo, Rio de Janeiro e áreas de MG, ES, GO, MS e PR têm alerta para onda de calor até a tarde do Natal
Tempestade causa prejuízo no RS e instituições mantêm alerta para altos volumes de chuvas
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (23) para todo o Brasil
Centro-Norte do Brasil segue com alertas de chuvas intensas, aponta Inmet
Semana de Natal começa com alerta para tempestades e acumulados de até 200mm no RS
Verão começa com o calor ganhando força no país












