Clima traz dificuldades para as culturas de inverno no RS

Publicado em 12/06/2014 14:42

A alta umidade do solo não permitiu um avanço significativo no plantio da safra de trigo 2014 na última semana no Rio Grande do Sul, como aponta o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar divulgado na quinta-feira (12/06). A semeadura apresenta, até o momento, um atraso de 17% em relação à média observada no mesmo período nos últimos cinco anos, o que já desperta a preocupação em produtores de todas as regiões produtoras do Estado, que veem o encurtamento da janela de plantio recomendada pelo zoneamento agrícola. 

Nas zonas onde o plantio do trigo pode ser estendido até fins de julho, os produtores continuam com os trabalhos prévios ao plantio, como dessecação das áreas e regulagem de máquinas. Nas áreas onde foi possível a implantação em condições adequadas, há boa emergência e desenvolvimento inicial satisfatório do cereal. 

Outra cultura de inverno, a canola permanece nas fases final de germinação e desenvolvimento vegetativo. Na maior região de plantio da oleaginosa no Estado, o entorno do Planalto Médio, o excesso de chuvas causou erosão do solo e lixiviação dos fertilizantes, apresentando dificuldades na germinação das sementes. A área plantada nas regiões do Alto Jacuí, Noroeste Colonial e Celeiro, assim como na região Central do RS - onde a cultura vem crescendo bastante - deve ter um aumento de 24,43% nessa safra em relação ao ano passado, passando de 3,5 mil hectares e para 4,3 mil hectares. O custo para formação de um hectare de canola está em torno de R$ 900,00, e o preço de referência na comercialização é de R$ 64,00/sc de 60kg. 

O desenvolvimento do plantio da cevada também foi pequeno, em decorrência da alta umidade registrada no último período. No Alto Uruguai, a semeadura teve melhores condições e avançou, chegando aos 30% da área prevista. Se o tempo continuar favorável, haverá boa evolução. A estimativa, nessa região, é de que haja um aumento de 5% de área a implantar em relação ao ano anterior, que foi de 5.728 hectares. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS - Ascar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário