Seca: Vitória, Belo Horizonte e Boa Vista são as únicas capitais onde ainda não choveu em 2015

Publicado em 12/01/2015 16:45 e atualizado em 12/01/2015 17:24

Por: Rafaela Vendramini

O ano começou seco e quente entre Minas Gerais e Espírito Santo. Apesar de chuvas isoladas e de baixos acumulados em outras cidades, as capitais dos dois Estados ainda não registraram chuva em 2015. As estações meteorológicas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) em Belo Horizonte e em Vitória estão zeradas. 

Além dessas duas cidades, Boa Vista também teve um início de 2015 sem nada de chuva. Mas isso é comum para a capital de Roraima, tanto que a média de chuva para janeiro inteiro na cidade é de 37mm. E apesar de ser uma época seca no extremo norte do país, em Boa Vista o mês deve terminar com chuva acima do normal, porque nos próximos 15 dias o acumulado previsto é de 60mm. 

Em Vitória, apesar da média de chuva para o mês ser de 140mm, é comum que alguns verões comecem mais secos, por causa da posição geográfica na cidade. A situação deve se agravar ainda mais até o fim de janeiro, porque segundo a Somar Meteorologia, nas próximas duas semanas não vai chover mais do que 20mm na capital capixaba.

Agora Belo Horizonte é a cidade mais crítica e onde a situação é mais anormal. Em janeiro costuma chover cerca de 300mm na capital mineira. Mas 2015 segue o mesmo caminho de 2014. Neste mesmo mês do ano passado, a chuva chegou na cidade depois do dia 18 e agora deve acontecer algo parecido. Além disso, mesmo com o retorno da chuva, o mês terminará com um volume acumulado abaixo do normal. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal do Tempo - Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário