Mais um dia de tempo fechado e chuvoso em boa parte do Brasil

Publicado em 20/02/2015 08:18

 Há tempos que eu não escrevia mais de três dias consecutivos que o dia seria mais um de tempo fechado e chuvoso em boa parte do Brasil. É a semana do carnaval de 2015 está sendo marcada pelas chuvas constantes e, sobretudo, acima da média, em boa parte do Brasil, com exceção apenas para o Rio Grande do Sul que continuará com tempo aberto e sem previsões para chuvas para essa sexta-feira. Já se comenta que esse mês de fevereiro está sendo o mais chuvoso dos últimos 9 anos; bom para os reservatórios e demais mananciais do Sudeste e Centro-oeste, cujos níveis de água nunca se encontraram tão baixos em suas histórias recentes. Para a agricultura essas chuvas estão sendo pra lá de bom, mas, por incrível que possa parecer, já há produtores pedindo para que essas chuvas deem uma trégua, uma vez que os trabalhos de colheita e plantio estão sendo prejudicados. Mas em suma, a sexta-feira será mais um dia com chuvas no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso (onde será observado os maiores volumes acumulados), Tocantins, Rondônia, Maranhão, Piauí, e sobre as regiões sul e oeste de Minas Gerais e oeste da Bahia.

Essas chuvas inviabilizarão os trabalhos de colheita da soja e plantio do milho safrinha no Centro-oeste, atrasando ainda mais o término desses trabalhos. Mas até agora não houve registros de perdas por conta dessas chuvas, nem mesmo na qualidade dos grãos que estão para serem colhidos, até pelo contrário, essas chuvas estão favorecendo o desenvolvimento das lavouras que ainda estão em fase de enchimento de grãos e de desenvolvimento vegetativo, caso do milho e do algodão. As hortaliças, tão prejudicadas pela estiagem de janeiro, agora se desenvolvem normalmente e boa parte dos poços já apresentam elevação em seus níveis d’água, o que será de grande valia no período de seca. Essas chuvas previstas para o decorrer dessa sexta-feira no MAPITOBA, também está proporcionando excelentes condições ao desenvolvimento das lavouras, porém, em algumas microrregiões do Maranhão e até mesmo do Tocantins, esse excesso de tempo nublado e consequentemente baixas taxas de luminosidade já começa a afetar o crescimento das plantas.
 
Mas esse tempo fechado e chuvoso já tem data para terminar, principalmente sobre grande parte do Centro-oeste e Sudeste. As chuvas começarão a dar uma trégua já nesse próximo domingo, quando o tempo abre e as condições voltam a ficar favoráveis à realização da colheita da soja e plantio do milho safrinha e demais culturas de 2ª safra. Porém, não estão descartadas a possibilidade de que venham a ocorrer pancadas de chuvas isoladas, uma vez que os índices de umidade do ar se manterão altos e as temperaturas voltam a se elevar. Já na Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão a última semana de fevereiro será marcada pela continuidade das chuvas, principalmente mais no final da semana que vem, quando a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) irá provocar chuvas mais generalizadas.
 
No Rio Grande do Sul, a passagem de uma frente fria pelo Estado no domingo deixará o tempo fechado e com chuvas em praticamente, todas as localidades, sendo que tais chuvas deverão ocorrer ao longo de toda a semana que vem. Possibilitando uma total recuperação dos níveis de umidade do solo e podendo atrapalhar o andamento da colheita e demais atividades de campo.
 
Realmente o mês de fevereiro vai terminando de uma forma bem diferente do que foi janeiro, isto é, bem mais chuvosa e com períodos de invernada que há tempos não se via...   

Somar Meteorologia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário