Clima: Sexta de tempo fechado e com chuvas no Mato Grosso e em Goiás

Publicado em 27/02/2015 09:10

Não bastasse a greve dos caminhoneiros que afeta o andamento da colheita da soja e de demais culturas em alguns municípios brasileiros, por conta da volta de diesel, agora é a chuva que volta a inviabilizar totalmente essa atividade, principalmente no Mato Grosso, Goiás, oeste da Bahia e em algumas localidades do Tocantins. Áreas de instabilidade deixam o céu fechado e chuvoso em grande parte desses Estados nessa manhã de sexta-feira.

Também são registradas chuvas em pontos das regiões sul do Maranhão e do Piauí. E esse padrão meteorológico deverá se manter inalterado ao longo de todo o dia e também durante esse final de semana, inviabilizando os trabalhos de colheita da soja e consequentemente o plantio do milho safrinha e das demais culturas de 2ª safra. E como essas atividades já se encontram bastante atrasadas, quando compara aos demais anos anteriores, esse atraso irá se agravar ainda mais. E a grande preocupação é que há previsão de chuvas também para a semana que vem, podendo atrapalhar ainda mais tais trabalhos. Isso porque novas frentes frias irão avançar pela região central do Brasil mantendo esse padrão de tempo fechado e chuvoso sobre todas as regiões Sudeste, Centro-oeste e sobre o MAPITOBA.
 
O tempo só amanheceu aberto nessa sexta-feira sobre os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e sudeste de Minas Gerais. Mas mesmo assim, há previsões para pancadas de chuvas sobre essas regiões no decorrer do dia, principalmente no final da tarde. Só não deverá chover na região da Zona Sul do Rio Grande do Sul. Mas como as chuvas virão apenas na forma de pancadas e isoladas, as condições se manterão favoráveis tanto a realização dos trabalhos de campo (colheita, plantio e aplicações de defensivos agrícolas), como também ao desenvolvimento das lavouras, uma vez que os níveis de umidade do solo estão satisfatórios. E essa condições para pancadas de chuvas irá se manter ao longo de todo esse final de semana, como também no começo da semana que vem. Chuvas mais generalizadas e duradouras deverão ocorrer somente do meio para o final da semana que vem sobre essas regiões do País.
 
O grande problema mesmo ficará para os Estados de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, norte do Mato Grosso do Sul, oeste e norte de Minas Gerais e sobre todo o MAPITOBA, já que os próximos dias deverão ser com chuvas mais frequentes e duradouras. Atrapalhando o andamento da colheita, plantio e demais atividades de campo, além de que tais condições mantêm favoráveis a proliferação de doenças.

Somar Meteorologia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário