ONS espera chuvas em hidrelétrica do Sudeste em 69% da média histórica em março

Publicado em 27/02/2015 10:24

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - As chuvas que devem chegar aos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste do país em março deverão ser de 69 por cento da média histórica, segundo estimativas iniciais para o mês do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Já a região Nordeste deverá ter afluências equivalentes a 39 por cento da média histórica e o Norte a 77 por cento. Apenas o Sul deverá continuar tendo chuvas sobre hidrelétricas bem acima da média histórica, a 152 por cento em março.

A estação úmida vai até abril, quando as represas precisam estar recuperadas o bastante para garantir o abastecimento até o próximo período úmido, que costuma começar entre outubro e novembro.

Para a próxima semana, o relatório do ONS mostra uma expectativa de chuvas ligeiramente inferior que para todo o mês de março no Sudeste. Os dados mostram a 66 por cento da média história, subindo a 67 por cento na semana de 7 a 13 de março.

As chuvas sobre hidrelétricas da região Sul devem ser de 212 por cento da média histórica na próxima semana, caindo a 159 por cento nos sete dias seguintes. Já para o Nordeste, a próxima semana deverá ter níveis de afluência de 33 por cento, que devem avançar a 34 por cento na semana seguinte.

O nível das represas de usinas hidrelétricas estava em 20,36 por cento no Sudeste à véspera. No Nordeste a situação era de cerca de 18 por cento enquanto no Sul e no Norte o nível estava em 50,85 e 38,16 por cento, respectivamente, segundo dados do ONS.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário