Clima: Chuvas voltam a prejudicar colheita e plantio no Centro-oeste

Publicado em 04/03/2015 09:53

Chuvas são observadas nessa manhã de quarta-feira sobre a faixa toda a metade oeste do Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul e em vários pontos de Goiás. Assim, os trabalhos de colheita da soja e posterior plantio do milho safrinha voltam a ficar comprometidos no dia de hoje. Com o atraso nessas atividades, em especial no caso no milho safrinha, a janela ideal de plantio vai se estreitando e com isso, alguns produtores já começam a sinalizar a intensão de que venham a reduzir suas áreas de plantio esse ano. Até porque, devido ao avanço de frentes frias pela região Sul e Sudeste durante essa semana, há previsão de que esse tempo mais fechado e chuvoso possa persistir até a semana que vem, mantendo, portanto, as condições desfavoráveis a tais práticas agrícolas.

Se no Sudeste, a quarta-feira começa com tempo aberto a tendência, segundo os modelos de previsão é que esse tempo mude e venham a ocorrer pancadas de chuvas entre o final da tarde e durante a noite em vários pontos de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Serão pancadas de chuvas, mais suficientes para elevar os níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras, mas podendo, por outro lado atrapalhar os trabalhos de campo. Além de hoje, os modelos sinalizam que essa condição para pancadas de chuvas diárias deverá persistir ao longo de toda essa primeira quinzena de março.

 Essa mesma condição deverá ocorrer também nas regiões produtoras do oeste da Bahia, Tocantins e sobre as regiões sul do Maranhão e do Piauí, contudo, essas pancadas deverão ocorrer somente a partir do final de semana, já que entre hoje até sábado o tempo permanecerá aberto e, portanto, sem chuvas.

No Sul, a passagem de uma frente fria hoje pelo Rio Grande do Sul deixará o tempo fechado e chuvoso em grande parte do Estado, permanecendo assim, até o final de semana, quando o tempo volta a abrir. Mas tanto em Santa Catarina quanto no Paraná, esse tempo mais fechado e com possibilidades para ocorrências de chuvas deverá persistir não só nessa quarta-feira quanto ao longo de todo a semana e também durante a semana que vem. Podendo, nesse caso, atrapalhar os trabalhos de campo, bem como a colheita da soja, milho e arroz e até mesmo o plantio das lavouras de 2ª safra.

Somar Meteorologia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário