Clima: Semana começa com chuvas em grande parte da região Sudeste

Publicado em 09/03/2015 09:35

A presença de uma frente fria sobre o Estado de São Paulo mantém o tempo fechado e com chuvas nesse começo de semana em praticamente todas as regiões paulistas. Chove também sobre as regiões norte e leste do Paraná e toda faixa de divisa entre Minas Gerais e São Paulo. Essas chuvas que deverão persistir não só nessa segunda-feira mais ao longo desses próximos dias, possibilitará a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo excelentes condições ao desenvolvimento das lavouras e em especial uma elevação nos níveis de água dos reservatórios e demais mananciais. Mas por outro lado, esse semana mais chuvosa atrapalhará todas as atividades de campo, como colheita e plantio, mas em suma, essas chuvas sobre a região Sudeste será muito mais benéfica do que prejudicial, já que estará interrompendo a estiagem que vinha sendo registrada nessa última semana.
 
No Centro-oeste, há previsão de chuvas tanto para essa segunda-feira quanto ao longo de toda a semana, contudo, essas chuvas virão apenas na forma de pancadas, permitindo tanto a realização da colheita da soja quanto o plantio do milho safrinha, cujo produtores ainda continuam plantando, já que essa atividade encontra-se bem atrasada em relação aos demais anos anteriores. Porém, as chuvas no Mato Grosso e em Goiás deverá persistir até, no máximo, final de abril. Com isso, plantios de milho realizados essa semana correm grande risco e insucesso, já que necessitarão muito das chuvas em maio e é algo que dificilmente venha a ocorrer de forma generalizada sobre esses Estados.
 
No Sul, apenas a região norte e leste do Paraná é que apresenta um tempo mais fechado e chuvoso nessa manhã de segunda-feira. O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e toda a faixa central e oeste do Paraná está com céu aberto e sem previsões para chuvas generalizadas. Entretanto, poderão ocorrer pancadas de chuvas isoladas e de rápida duração durante essa segunda-feira sobre a faixa leste de Santa Catarina e central do Paraná. E essa deverá ser o padrão do tempo ao longo de todo a semana. Pancadas de chuvas apenas sobre a faixa leste da região Sul. Essa ausência de chuvas na faixa oeste do Paraná levará a uma redução nos níveis de umidade do solo.
 
No oeste baiano, em Tocantins e nas regiões sul do Piauí e do Maranhão há previsão de chuvas boas e bem generalizadas a partir dessa quarta-feira, até lá poderão ocorrer apenas pancadas de chuvas isoladas. E a tendência é que após a quarta-feira essas chuvas durem até o próximo final de semana. Apesar dessas chuvas poderem atrapalhar o pleno andamento da colheita tanto do milho quanto da soja, não há sinais de que venham a causar algum tipo de perda nas lavouras, pelo contrário, essas chuvas irão beneficiar as lavouras de ciclo mais tardios e, principalmente as lavouras de algodão. E o mês de março deverá ser com chuvas dentro da média para essa região do Brasil.

Somar Meteorologia

Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário