Clima: Terça-feira ainda chuvosa no Sudeste e com pancadas de chuvas no Mato Grosso e em Goiás

Publicado em 10/03/2015 09:16

A terça-feira será mais um dia com tempo fechado e com chuvas a qualquer hora do dia em grande parte da região Sudeste, devido à presença de um ciclone subtropical que está sobre o Atlântico entre as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Além do Sudeste, chuvas também são registradas nessa manhã de terça-feira sobre as regiões sul e leste do Mato Grosso, oeste de Goiás e extremo norte do Mato Grosso do Sul. Áreas de instabilidade também podem ser observadas sobre o Estado do Tocantins e em boa parte da metade norte do Nordeste. Mas nessas localidades, as chuvas são ainda mais pontuais. Segundo os modelos meteorológicas há previsão de chuvas para essa terça-feira em boa parte da faixa leste da região Sul, devido ao ciclone. Contudo, tais chuvas virão na forma de pancadas e de curta duração.
 
Apesar dos modelos indicarem chuvas para hoje, as condições ainda se manterão favoráveis à realização dos trabalhos de colheita e plantio, bem como para a realização dos tratos culturais. Além, é lógico, de que tais chuvas manterão os níveis de umidade do solo altos, beneficiando o desenvolvimento das lavouras. Só não há previsões de chuvas para essa terça-feira no oeste da Bahia e faixa oeste da região Sul. Desse modo, nessas localidades os níveis de umidade do solo se reduzirão, podendo comprometer o pleno desenvolvimento das lavouras, mas por outro lado, os trabalhos de colheita, principalmente, da soja seguirão sem maiores transtornos. Outro fato importante é que essas chuvas sobre o Sudeste está elevando os níveis de água dos reservatórios, o que no futuro poderá ser de suma importância tanto para a questão do abastecimento quanto para o uso da irrigação, por parte dos produtores de hortaliças.
 
Ao longo dessa semana, os modelos meteorológicos sinalizam mais chuvas sobre boa parte das regiões Sudeste, Centro-oeste e sobre o MAPITOBA. Há previsão de chuvas também sobre o Paraná, Santa Catarina e sobre a região nordeste do Rio Grande do Sul. Assim, as condições continuarão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, mas podendo gerar paralisações nos trabalhos de campo. Mas em suma, essas chuvas serão muito mais benéficas do que prejudiciais à produção agrícola e pecuária no Brasil.

Somar

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário