Clima: Áreas de instabilidade continuam sobre grande parte da região centro-norte do Brasil

Publicado em 11/03/2015 09:27

A previsão meteorológica para essa quarta-feira é de tempo parcialmente aberto e com possibilidade para pancadas de chuvas ao longo do dia em boa parte dos Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e sobre as regiões oeste da Bahia, extremo sul do Piauí e metade sul do Maranhão. Já há registros de chuvas nessa manhã de quarta-feira sobre a região centro-norte mato-grossense. Por outro lado, o tempo seguirá aberto sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Esse padrão atmosférico no dia de hoje permitirá que os trabalhos de campo, como colheita e plantio possam ser realizados, mas com algumas ressalvas, já que com a possibilidade para pancadas de chuvas no decorrer do período, tais atividades terão que ser interrompidas momentaneamente. Por outro lado, tais chuvas manterão os solos com bons níveis de umidade, favorecendo tanto o desenvolvimento das lavouras quanto a elevação dos níveis de agua dos reservatórios e demais mananciais.

Contudo, essa ausência de chuvas regulares e, principalmente em bons volumes no Rio Grande do Sul e região oeste de Santa Catarina, já preocupa os produtores, uma vez que os níveis de umidade do solo começam a decair, afetando o desenvolvimento de algumas culturas, como está sendo o caso da soja, que já apresenta reduções em seus potenciais produtivos. E as chuvas só deverão ocorrer no Rio Grande do Sul após o dia 20 desse mês. Até lá, o tempo seguirá aberto e com possibilidade, no máximo, para pancadas de chuvas muito isoladas.

Já em toda a região central e norte do Brasil esse padrão de chuvas mais regulares e em alguns momentos de forte intensidade se manterá ao longo dos próximos dias, mas como não há previsão de longos períodos de inverna, as condições se manterão favoráveis às realizações de todas as práticas agrícolas, bem como ao desenvolvimento das lavouras.

Somar Meteorologia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário