Clima: Último dia de verão é marcado por chuvas em grande parte do país

Publicado em 19/03/2015 08:40

 Hoje é o último dia do verão, pois amanhã as 19h45m (horário de Brasília) começa oficialmente o outono. E essa última semana da estação está sendo caracterizada pela primeira ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), algo que é normal acontecer ao longo de todo o verão, mas que nesse ano só veio dar o ar da sua graça agora, aos 43 minutos do segundo tempo.

Essas chuvas intermitentes que vem ocorrendo desde o final da semana passada sobre os Estados do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins e Rondônia de um lado está colaborando para o pleno desenvolvimento das lavouras, como milho safrinha, café, cana de açúcar, laranja, hortaliças, algodão, pastagens, entre inúmeras outras. Mas por outro lado, estão impedindo a finalização da colheita da soja e já provocando perdas nos potenciais produtivos e também na qualidade de muitas lavouras.

Além disso, como essa quinta-feira será mais um dia chuvoso em todos esses Estados, haja vista que áreas de instabilidade continuam sobre toda essa região do Brasil, como pode ser observado nas imagens de satélite, as condições à colheita e ao desenvolvimento das plantas se manterão inalteradas, mas o fato é que tais condições meteorológicas estão beneficiando a proliferação de doenças e já há relatos de focos de doenças fúngicas em quase todas as culturas. E esse padrão meteorológico deverá se manter inalterado nesses primeiros dias do outono. A previsão é que o tempo abra somente entre terça e quarta-feira da semana que vem e mesmo assim, com grandes possibilidades para ocorrência de pancadas de chuvas, principalmente de final de tarde. Sendo que mais no final de semana que vem, novo período chuvoso poderá vir a ocorrer sobre as mesmas áreas que hoje chove sem parar.

Uma situação totalmente inversa está ocorrendo sobre o Sul do Brasil, mais precisamente sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e partes do Paraná e do Mato Grosso do Sul. O resfriamento intenso das águas equatoriais da região centro-leste do Oceano Pacífico impede a formação de nuvens de chuvas sobre essas regiões, que seguirão com tempo aberto nessa quinta-feira. Sendo que as chuvas só deverão retornar às essas regiões em meados da semana que vem. Assim, o verão vai se despedindo no Sul do Brasil, marcado pela estiagem e por reduções nos potenciais produtivos de algumas lavouras, como no caso da soja. Além disso, o primeiro final de semana do outono será marcado pela queda acentuada das temperaturas em toda a região Sul do Brasil. Os modelos de previsão indicam que a madrugada de domingo deverá registrar temperaturas abaixo dos 12°C em muitos municípios gaúchos, catarinenses e do Paraná. Não há riscos para danos em nenhuma lavoura.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário