Clima: Tempo abre parcialmente no Sudeste e Centro-oeste e colheita poderá ser retomada

Publicado em 23/03/2015 09:35

 O avanço da frente fria sobre Minas Gerais irá deixar o tempo mais aberto e com bons períodos de abertura de sol nessa segunda-feira sobre São Paulo, Goiás e Mato Grosso, onde nos últimos 10 dias as chuvas constantes atrapalhavam o andamento da colheita da soja e finalização do plantio do milho safrinha, principalmente sobre esses Estados. Assim, esses trabalhos poderão ser retomados no dia de hoje, porém, como ainda há muita umidade na atmosfera, as pancadas de chuvas não estão descartadas. Portanto, a dica para esse começo de semana é: Correr com a colheita, já que mais no final da semana o tempo volta a fechar e novo período chuvoso está previsto.

No Sul, o tempo seguirá aberto e com baixíssima possibilidade para ocorrência de chuvas durante essa semana. O resfriamento intenso das aguas equatoriais da faixa leste do Oceano Pacífico impossibilitam a formação de nuvens de chuvas sobre essa parte do Brasil, incluindo a metade sul do Mato Grosso do Sul e dessa forma, os níveis de umidade do solo começam a se reduzir a níveis preocupantes, uma vez que boa parte dos milharais encontram-se em fases bastante suscetíveis ao déficit hídrico. E os modelos de previsão só sinalizam o retorno das chuvas à essa região somente no próximo final de semana e mesmo assim, os volumes acumulados de chuvas serão baixos.

No MAPITOBA, a previsão é que tanto para essa segunda-feira quanto ao longo de toda a semana há previsão para chuvas, uma vez que a frente fria avança sobre a metade norte do Brasil. Isso manterá as condições desfavoráveis a colheita da soja e do milho, podendo até prejudicar algumas lavouras de algodão. Os dias não serão totalmente chuvosos, ocorrerão pequenas aberturas de sol, mas dependendo da textura do solo da propriedade, essas réstias de sol não servirão para dar condições para a entrada das máquinas no campo.

Somar

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário