Cenário climático deve ser favorável para a safra de grãos 2015/16 dos EUA

Publicado em 27/03/2015 15:57

Um abril de temperaturas mais amenas nas Planícies do Sul e da região do Delta dos Estados Unidos poderão atrasar algumas áreas no plantio do milho, soja e outras culturas no país, porém, as temperaturas abaixo do normal para esse período por todo o Corn Belt deve prevenir atrasos maiores na semeadura nessa primavera, segundo explicou um agrometeorologista à agência de notícias Reuters. 

"Veremos alguns atrasos acontecendo por áreas mais ao sul, no entanto, quando vamos nos aproximando mais do centro das principais regiões produtoras, os atrasos são menos significativos", disse Kyle Tapley, da MDA Weather Services, um importante instituto meteorológico dos EUA.

Tapley disse ainda que temperaturas médias e chuvas dentro do tempo adequado por todo o Corn Belt neste verão, ao contrário de um tempo mais seco que pode ser registrado em áreas mais ao Oeste, irão faorecer o desenvolvimento das safras e podem, ainda, garantir boas taxas de produtividade. 

Se isso se confirmar, esse poderia ser o terceiro ano consecutivo de um clima de verão "mais leve" e, consequentemente, de um aumento nas safras dos Estados Unidos, o maior exportador mundial de alimentos. E isso viria logo após uma das piores secas que o país já vivenciou em mais de 50 anos em 2012. 

Ainda de acordo com o agrometeorologista, em anos em que a primavera norte-americana foi similar a deste ano, os rendimentos do milho foram 1,9% maiores do que a méida e os da soja apresentaram um incremento de 3,6%. Para esta temporada, o MDA estima a produtividade do milho em 167,5 bpa e a da soja em 45,9. Em 2014, quando o clima foi próximo de perfeito para o desenvolvimento dos grãos, a média foi de 171 para o cereal e 47,8 para a oleaginosa, ambos registrando níveis recordes.

Plantio no Sul já começou

Durante o mês de março, campos muito úmidos nos estados sulistas de Mississippi, Louisiana, Texas e Arkansas reduziram o ritmo do plantio do milho e assim os trabalhos de campo ainda estão acontecendo em um ritmo abaixo do normal. 

Plantadeiras de alta tecnologia, semeando 30 linhas de uma só vez, permitem, no entanto, que os produtores norte-americanos recuperem o ritmo rapidamente. No entanto, caso o plantio do milho se atrase muito, mais acres podem vir a ser cultivados com soja, que é uma cultura que possui um ciclo ligeiramente mais curto do que o do cereal. 

Novos números do USDA

Analistas já estimam que os produtores norte-americanos deverão plantar cerca de 3 milhões de acres a mais de soja nesta safra em relação à temporada 2014/15 em função do custo de produção maior ser atribuído ao milho em relação à oleaginosa, que exige, principalmente custos menores com fertilizantes nitrogenados, que são determinantes para o desenvolvimento do milho. 

No próximo dia 31 de março, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz seu primeiro relatório oficial para a safra 2015/16 com projeções para a área de plantio e o mercado aguarda essas informações com bastante ansiedade. 

Tradução: Notícias Agrícolas
Por Carla Mendes

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters US

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário