Clima: Semana começa com tempo fechado sobre grande parte da região Centro-Sul

Publicado em 30/03/2015 09:45

A semana começa com tempo nublado em grande parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, onde já há registros de chuvas nessa manhã de segunda-feira sobre a região sul de São Paulo, sudeste do Mato Grosso e zona sul do Rio Grand do Sul. O sol até aparece em vários pontos da região Centro-Sul no dia de hoje, porém há previsão para pancadas de chuvas ao longo do dia sobre toda a região, devido as altas taxas de umidade na atmosfera. Somente na faixa oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul a segunda-feira será de tempo aberto e sem possibilidades para ocorrências de chuvas. Essas chuvas previstas para hoje poderão apenas atrapalhar o pleno andamento dos trabalhos de campo, pois não trarão prejuízos às lavouras.

Contudo, sobre o Mato Grosso, Goiás, metade norte de Minas Gerais e no Espírito Santo além da segunda-feira as previsões são para chuvas ao longo de toda a semana. Tais condições meteorológicas poderão inviabilizar a finalização da colheita da soja, causando novas perdas sobre a qualidade dos grãos, mas por outro lado irão manter os solos com bons níveis de umidade. Favorecendo assim, o desenvolvimento das lavouras de 2ª safra, bem como as lavouras de café, cana de açúcar, hortaliças e demais culturas semeadas dessas regiões.

Já em toda a região Sul, em São Paulo, metade sul de Minas Gerais e em todo o Mato Grosso do Sul, após a passagem dessas áreas de instabilidade entre hoje e amanhã o tempo volta a abrir a partir de quarta-feira e não há mais previsões para chuvas, podendo, no máximo, ocorrer uma ou outra pancada de chuva muito isolada e de rápida duração. Mas como houve registros de chuvas nesse início de semana, as condições se manterão favoráveis tanto ao desenvolvimento de todas as lavouras quanto, principalmente, a realização dos tratos culturais. Sendo que as chuvas só deverão retornar para essas regiões no final da semana.

No Nordeste, mais precisamente nas regiões produtoras do MAPITOBA, a segunda-feira começa com tempo instável e com chuvas sobre várias áreas produtoras do Maranhão e da região leste do Pará. E a semana deverá ter previsão para novas pancadas de chuvas sobre Tocantins, Maranhão e sobre a faixa oeste do Piauí. Essas chuvas poderão atrapalhar o pleno andamento das atividades de campo, como colheita, mas manterão os solos com bons níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de milho 2ª safra e feijão. Já no oeste da Bahia e faixa leste do Piauí, o tempo terá muito mais nebulosidade do que chuva, apesar de não estar descartadas a possibilidade para pancadas de chuvas isoladas. Isso manterá as condições favoráveis à colheita. As chuvas generalizadas e mais intensas só deverão retornar a essas duas regiões no próximo final de semana.    

Somar

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário