Clima: O último dia de março será de tempo parcialmente encoberto em boa parte das regiões

Publicado em 31/03/2015 09:54

O último dia de março será de tempo parcialmente encoberto em boa parte das regiões Centro-oeste, Sudeste e no MAPITOBA. Tempo totalmente aberto somente sobre a região Sul e sobre a faixa sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. As chuvas previstas para hoje sobre as regiões Sudeste, Centro-oeste, Norte e sobre a grande região do MAPITOBA virão apenas na forma de pancadas e, principalmente isoladas. Dessa forma, as condições se manterão favoráveis a realização da colheita, plantio e demais trabalhos de campo. E esse deverá ser o padrão do tempo ao longo de toda essa semana, ou seja, chuvas apenas na forma de pancadas. Bom para as culturas em fase de desenvolvimento, bem como para a realização dos tratos culturais.

No Sul, bem como na região sul do Mato Grosso do Sul, o tempo permanecerá firme e sem previsões para chuvas. Essas só deverão retornar entre sábado e domingo próximo. Porém, mesmo com essa ausência de chuvas, as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, uma vez que nesse último final de semana foram registradas chuvas, o que elevou, mesmo que parcialmente, os níveis de umidade do solo, garantindo água para toda essa semana.

É meus amigos, hoje é o último dia de março e o mês está terminando deixando sentimentos adversos nos produtores. No Sudeste e também em grande parte do Nordeste e por que não dizer Centro-oeste, as chuvas de março colaboraram para que houvesse uma elevação dos níveis de água dos reservatórios, proporcionando um certo alivio, mesmo que momentâneo. Porém, em várias localidades do Mato Grosso, de Goiás e até mesmo do MAPITOBA, as constantes chuvas ocorridas ao longo do mês causaram prejuízos em várias culturas, em especial, na soja, onde esse período de chuvas intermitentes causou o apodrecimento de alguns grãos de soja, o chamado grãos ardidos. No Sul, principalmente no Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina, março foi um mês de preocupação, já que as chuvas sumiram. Chegou a causar algumas perdas? Sim! Mas foram muito mais pontuais e bastante regionalizada. 

 Apesar desses sentimentos adversos o mês de março está se despedindo deixando muito mais saudades do que frustações. Pois em suma, apesar de alguns produtores acusarem prejuízos em suas lavouras, as condições meteorológicas foram muito mais beneficias do que prejudiciais num contexto nacional. Principalmente no quesito abastecimento, seja para a geração de energia elétrica seja para o próprio abastecimento de água à população urbana. E abril que se iniciará amanhã, como será???

Isso será o tema do Alerta Agroclimático de amanhã.

Um bom dia a todos!

Somar

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário