Clima: Semana de tempo firme em toda faixa sul do Brasil

Publicado em 06/04/2015 09:17

 A passagem de uma frente fria pela região Sul e Sudeste nesse feriadão de Pascoa, provocou chuvas boas em vários pontos das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. Somente no Rio Grande do Sul é que não houve registros de chuvas, o que agrava os níveis de umidade do solo. Entretanto essas chuvas possibilitaram a elevação dos níveis de umidade do solo no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e em boa parte das regiões sul e cerrado mineiro, garantindo boas condições ao desenvolvimento das lavouras, sejam de 2ª safra ou as perenes, como café, cana de açúcar, pastagem e citros. Mesmo com tais condições meteorológicas, as atividades de campo também foram realizadas sem muitos transtornos, uma vez que essas chuvas vieram na forma de pancadas.

Só que aos poucos esse sistema está se afastando da região Sudeste e com isso o tempo volta a abrir em grande parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e especialmente no Rio Grande do Sul, onde não há previsões para chuvas tanto para o dia de hoje quanto ao longo de toda essa semana. As chuvas mais uma vez ficarão concentradas sobre a faixa central e norte do Brasil. Contudo, mesmo com um tempo mais firme as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, já que os níveis de umidade do solo, com exceção para o Rio Grande do Sul, continuarão satisfatórios ao longo desse período. E a boa notícia é que as chuvas deverão retornar à toda faixa sul do País já no final da semana.

No Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e quase a totalidade da região do MAPITOBA terão chuvas tanto hoje quanto ao longo da semana. Essas chuvas poderão atrapalhar o pleno andamento da colheita da soja e do milho, já que como virão na forma de pancadas, as atividades de campo provavelmente terão que ser interrompidas no momento da chuva. Mas por outro lado, essa continuidade desse tempo instável possibilitará excelentes condições ao desenvolvimento das lavouras de 2ª safra. Lembrando que esse período mais úmido e com temperaturas mais amenas são condições extremamente favoráveis ao desenvolvimento de doenças.

Somar

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário