Clima: Mais chuvas continuam sendo previstas para a metade norte do Brasil

Publicado em 13/04/2015 09:21

Um sistema de baixa pressão começa a avançar sobre o Paraguai nessa manhã de segunda-feira, onde no decorrer do dia poderão ser observadas chuvas sobre a faixa oeste do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Tocantins, oeste e norte da Bahia, Piauí, Maranhão e Pará. Esse tempo mais fechado e com chuvas ao longo do período poderão atrapalhar o pleno andamento dos trabalhos de campo, como colheita. Mas por outro lado, essas mesmas chuvas irão permitir uma manutenção da umidade do solo e consequentemente dar plenas condições ao desenvolvimento das lavouras de 2ª safra. Contudo, esse ambiente mais úmido também vem proporcionando condições bastante favoráveis ao desenvolvimento e proliferação de doenças.
 
E esse padrão meteorológico deverá permanecer inalterado ao longo de toda a semana, ou seja, em grande parte do Centro-oeste, Norte e no MAPITOBA há previsões para pancadas de chuvas durante toda a semana. Bom para o desenvolvimento das lavouras, ruim para o pleno andamento da colheita e até mesmo para a realização dos demais tratos culturais.
 
Mesmo com esse avanço desse sistema meteorológico, não há previsão de chuvas generalizadas e nem tão pouco de forte intensidade sobre os Estados das regiões Sul e Sudeste ao longo dessa semana. Apenas poderão vir a ocorrer pancadas de chuvas isoladas durante esse período sobre as faixas oeste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sudoeste do Paraná, São Paulo e metade sul de Minas Gerais. Tais condições meteorológicas já começa a preocupar alguns setores, uma vez que os níveis de água no solo começam a se reduzir e isso poderá trazer problemas ao desenvolvimento das lavouras, principalmente as de grãos.
 
Porém, no final dessa semana, ou melhor, na sexta-feira uma frente fria deverá chegar ao Rio Grande do Sul onde há previsão de chuvas generalizadas sobre todo o Estado e com possibilidade até de chuvas intensas nesse dias. E aos poucos esse sistema deverá avançar a todas as localidades da região Sul atingindo no final de semana o Sudeste. Onde também irá organizar chuvas sobre o Centro-oeste, Norte e Nordeste   

Somar

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário