Clima: Terça-feira com chuvas no Sul do Brasil

Publicado em 14/04/2015 09:23

Áreas de instabilidade irão provocar chuvas rápidas e de intensidade moderada nas regiões norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná e em boa parte da região sul do Mato Grosso do Sul nessa terça-feira. Essas chuvas possibilitarão uma elevação, mesmo que parcial, dos níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras e até mesmo condições para o plantio das culturas de inverno. Mesmo com chuvas, as atividades de campo não serão inviabilizadas, apenas sofrerão paralisações momentâneas. E esse sistema avança amanhã sobre a faixa leste da região onde também irá provocar pancadas de chuvas. Entretanto, já na quarta-feira o tempo volta a abrir sobre toda a região Sul, novamente.

No Sudeste, são previstas pancadas de chuvas apenas para as regiões noroeste de São Paulo e cerrado mineiro, mesmo assim, serão chuvas rápidas e de baixa intensidade. Mas de certo modo, já ajudarão o desenvolvimento das lavouras de 2ª safra, como milho. E esse tempo mais instável deverá se manter durante toda a semana. Como serão chuvas apenas na forma de pancadas isoladas, os trabalhos de colheita não deverão ser afetados. No máximo, irão ocorrer paralisações momentâneas.

No Centro-oeste como um todo, as condições continuarão excepcionais ao desenvolvimento das lavouras de 2ª safra. Há previsão de chuvas para toda essa semana. São pancadas de chuvas, mas elas irão ocorrer não só ao longo dessa semana, mas durante todo esse restante de abril. Isso manterá os solos com excelentes níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras, principalmente aquelas plantadas mais tardiamente esse ano.

No MAPITOBA, as previsões são apenas para pancadas de chuvas no decorrer do período. Hoje nessa manhã de terça-feira em boa parte do território de Tocantins e essas áreas de instabilidade aos poucos vão migrando para as regiões oeste da Bahia e sul do Piauí. Essas chuvas de um lado beneficiarão as lavouras que ainda estão em fase de desenvolvimento, mas por outro lado poderão atrapalhar o pleno andamento da colheita da soja e milho. Mas não irão causar danos a nenhuma lavoura.

Somar

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário