Clima: Tempo instável nessa quinta-feira sobre a faixa central do Brasil

Publicado em 16/04/2015 09:23

A passagem de uma frente fria pela região Sudeste provocou chuvas em diversas cidades paulistas e mineiras, além de ter provocado chuvas também sobre o Mato Grosso do Sul e Paraná. Essas chuvas possibilitaram uma recuperação dos níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das culturas de 2ª safra, hortaliças e também das culturas perenes, como café, cana de açúcar e citros. Apesar de que em São Paulo essas chuvas terem atrapalhando a colheita da cana, essas foram muito mais benéficas do que prejudiciais, já que foram chuvas rápidas e hoje mesmo essas atividades já poderão ser retomadas.
 
Isso porque a frente fria já está sobre Minas Gerais, onde deverá provocar novas pancadas de chuvas ao longo do dia sobre a faixa central e norte do Estado, além de manter o tempo mais fechado e chuvoso sobre Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Tocantins e nos demais Estados da região Norte. Também há previsão para pancadas de chuvas na regiões oeste da Bahia e extremo sul do Piauí. Essas chuvas irão atrapalhar o andamento da colheita da soja e milho, mas por outro lado manterão as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de 2ª safra e possibilitarão boas condições ao plantio do tomate industrial em Goiás.
 
O tempo só irá permanecer firme e sem previsões para chuvas, como vem ocorrendo há algum tempo, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul também deverão ter tempo aberto e sem previsões para chuvas nessa quinta-feira. Contudo, amanhã o tempo muda no Rio Grande do Sul uma vez que uma nova frente fria deverá avançar sobre o Estado, onde irá provocar chuvas até de forte intensidade sobre a região da Fronteira Oeste e ao longo do feriadão de Tiradentes esse sistema avançará aos demais Estados da região Sul e do Sudeste onde deverá deixar o tempo instável e com possibilidade para novas pancadas de chuvas.
 
E com o avanço desse sistema, há previsão para pancadas de chuvas em todo o Centro-oeste e sobre as áreas produtoras do MAPITOBA. Desse modo, a segunda quinzena de abril deverá manter um padrão de chuvas mais regulares sobre o Sul, Sudeste e MAPITOBA, sendo que no Centro-oeste as chuvas continuarão a ocorrer, beneficiando as lavouras de 2ª safra e também as perenes. Mas podendo atrapalhar o pleno andamento da colheita. Mas nada que venha causar danos/prejuízos às lavouras.

Somar

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário