Clima: Semana ainda com chuvas em boa parte do Brasil Central e Norte

Publicado em 27/04/2015 09:11

 A frente fria que está sobre o litoral da Bahia mantêm um corredor de umidade sobre toda as regiões Norte e Nordeste, onde nesse início de semana há previsões de chuvas sobre grande parte das áreas produtoras do MAPITOBA. E esse tempo instável deverá persistir ao longo de toda a semana. Com isso, a colheita da soja e do milho poderá ser novamente prejudicada como vem sendo ao longo dessas últimas semanas, onde já causa perdas à qualidade dos grãos. No caso do algodão, esse excesso de umidade vem elevando os índices de lavouras com focos de doenças, mas até o momento não há perdas significativas. Por outro lado, esse chuvas previstas para ocorrem no Mato Grosso, Goiás e faixa norte do Mato Grosso do Sul deverão manter as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de milho safrinha e demais culturas de 2ª safra.

Já em São Paulo, sul do Mato Grosso do Sul, triângulo e sul de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul a presença de uma massa de ar frio e seco manterá a semana com tempo aberto e sem previsões para chuvas. Apenas poderão ocorrer algumas pancadas de chuvas muito isoladas sobre o extremo leste de São Paulo, Paraná e do Rio de Janeiro. Apesar do tempo mais seco dessa semana, as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, bem como para a realização dos tratos culturais, já que os solos ainda apresentam níveis razoáveis de umidade.

As chuvas só deverão retornar as regiões Sul e Sudeste somente no final de semana, quando uma nova frente fria conseguirá avançar sobre essas regiões e conseguir provocar chuvas mais generalizadas, mas mesmo assim, os volumes não serão altos, mas suficientes para permitir uma ligeira elevação dos níveis de água no solo e consequentemente condições razoáveis ao desenvolvimento das lavouras.

(devido ao erro no site da Somar os mapas não foram atualizados)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário