Clima: Abril termina com chuvas acima da média em vários municípios brasileiros

Publicado em 30/04/2015 11:08

No último dia de abril os padrões meteorológicos não mudam muito. As chuvas continuarão concentradas sobre a faixa norte do Brasil, onde na Bahia há previsão de chuvas fortes para hoje. Isso poderá trazer problemas novamente, tanto para o pessoal da cidade quanto no campo, onde essas chuvas inviabilizarão os trabalhos de colheita e principalmente, afetarão ainda mais as lavouras de soja e de algodão, onde as perdas no Estado já chegam aos 10% no algodão e 2% na soja (somente por conta dessas chuvas das últimas semanas). E esse tempo fechado e chuvoso deverá persistir até o começo da semana que vem, quando o tempo volta a abrir e não haverá mais previsões para chuvas ao longo de toda a primeira quinzena de maio. Contudo, essas mesmas chuvas estão possibilitando uma condições extremamente favorável ao desenvolvimento das lavouras de milho safrinha.
 
No Mato Grosso, foram registradas chuvas intensas ontem sobre a faixa norte do Estado. Segundo dados de algumas fazendas em Sinop choveu em duas horas e meio, 78mm.  Não houve danos a nenhuma lavoura. Já na metade sul e em boa parte do Centro-oeste e Sudeste, o tempo permanecerá nesse último dia de abril, aberto e sem previsões para chuvas, a não ser em alguns pontos do litoral paulista e gaúcho, onde um vórtice ciclônico manda umidade do mar para o continente e assim, poderão ocorrer pancadas de chuvas isoladas entre hoje e amanhã.
 
Mas o destaque mesmo, vai para a queda acentuada das temperaturas mínimas nessas próximas madrugadas. A presença de uma massa de ar polar irá levar ao declínio acentuado das temperaturas, onde em algumas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina poderão registrar valores abaixo dos 6°C. Não há riscos para as lavouras. Até porque todas as lavouras de verão estão praticamente colhidas nesses Estados. Em São Paulo e Minas Gerais, as temperaturas mínimas também irão ficar menores, mas não cairão abaixo dos 10°C, assim não há riscos para as lavouras e pastagens.
 
Com relação ao mês de maio, que se inicia amanhã, a primeira quinzena do mês ainda será marcada pelas chuvas, onde a semana que vem deverá ser a mais chuvosa, devido ao avanço de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste já a partir desse final de semana. Com isso, os níveis de umidade do solo se elevarão, beneficiando lavouras de milho safrinha e as demais culturas de 2ª safra. Mesmo com a forte possibilidade de que a colheita da cana de açúcar tenha que ser paralisada por conta dessas chuvas, essas irão ser muito mais benéficas do que prejudiciais, pois irão auxiliar no desenvolvimento das canaviais que irão ser colhidos a partir de junho e também irão favorecer o plantio de novos canaviais. Já no Paraná, essas chuvas irão inviabilizar os trabalhos de plantio do trigo, mas como haverá uma elevação da umidade do solo, as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento da cultura.

Somar

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário