Tempo volta a ficar firme em grande parte do Brasil nessa sexta-feira

Publicado em 29/05/2015 07:16

A frente fria que provocou chuvas em vários municípios das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste desde a quarta-feira já começa a perder forças e se afastar para o Atlântico nessa sexta-feira. Assim, a previsão para hoje é de chuvas apenas sobre a faixa nordeste de São Paulo, faixa leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Essas chuvas ocorridas essa semana permitiram uma elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo condições pra lá de boas para as culturas de 2ª safra, bem como para o desenvolvimento das hortaliças, cana de açúcar, café e laranja. Apesar da paralização da colheita, essas chuvas não chegaram a causar nenhum dano às lavouras, até pelo contrário.

Com o afastamento da frente fria, todo o restante do Brasil terá tempo firme e sem previsões para chuvas para toda essa sexta-feira e sábado. Contudo, não é o tempo firme que chamará a nossa atenção e sim, o frio. Uma massa de ar polar já se desloca sobre o Sul do Brasil, onde já provoca o declínio acentuado das temperaturas mínimas. Sendo que muitos municípios gaúchos, catarinenses e também paranaenses já amanheceram com temperaturas abaixo dos 10°C hoje e com o avanço e intensificação desse sistema, os termômetros irão marcar valores ainda mais baixos nessas próximas duas madrugadas não só na região Sul, mas em todo Centro-Sul do Brasil, como mostra o mapa de previsão de temperaturas mínimas abaixo. Não há riscos para formação de geadas e muito menos para qualquer outro tipo de dano às lavouras. Apenas ocorrerá noites mias geladas, favorecendo as culturas de inverno. Pode apenas haver formação de geadas nas regiões serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, devido a alta altitude. A tal geada turística, que não causa nenhum dano as plantações, apenas serve para embelezar essas cidades e agradar seus turistas desse final de semana.

Contudo, no domingo um novo sistema deverá avançar pelo faixa central-sul do Brasil, onde deverá provocar chuvas sobre o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, extremo sul do Mato Grosso, São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Serão chuvas rápidas e de baixa intensidade, já que na segunda-feira o tempo volta a abrir sobre todas essas regiões.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário