Junho começa com tempo mais firme em boa parte do Brasil

Publicado em 01/06/2015 07:12

 Áreas de instabilidade associada à frente fria que já se enfraquece e avança pro Atlântico, ainda deixa o céu com muitas nuvens sobre o Estado de São Paulo e sobre as regiões norte do Mato Grosso do Sul, oeste e sul do Mato Grosso, sul de Goiás e metade sul de Minas Gerais, além do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com isso, novas chuvas poderão vir a ocorrer durante essa segunda-feira nessas localidades. Serão chuvas fracas e pontuais, mais suficientes para atrapalhar o andamento da colheita da cana de açúcar, milho safrinha e hortaliças. Amanhã ainda poderão vir a ocorrer pancadas de chuvas, contudo mais isoladas sobre essas regiões, já que esse sistema meteorológico perderá mais forças. E na quarta-feira o tempo abre totalmente e não há mais previsões de chuvas durante toda essa primeira quinzena de junho em todo o Sudeste e Centro-oeste. Mantendo, desse modo, as condições favoráveis a todos os trabalhos de campo, como colheita. Chuvas agora só na segunda quinzena de julho. Isso porque, o fato das águas do Pacífico estarem mais quentes do que o normal potencializam a sazonalidade da estação. Assim, as chuvas durante esses próximos 60 dias ficarão mais concentradas e intensas sobra a região Sul.

Nesses primeiros dias de junho o tempo permanecerá aberto e sem previsões para chuvas em todas as localidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. Apesar desse tempo mais seco agora, as chuvas registradas nesses últimos dias sobre essas regiões, possibilitaram uma elevação dos níveis de umidade do solo, principalmente no Rio Grande do Sul, conferindo condições razoáveis ao desenvolvimento e plantio das lavouras, em especial ao trigo, não houve relatos de perdas no milho no Paraná e no Mato Grosso do Sul, por conta das chuvas, até o momento. E esse tempo firme deverá se manter inalterado até o final da semana, quando uma nova frente fria chegará à região e novamente provocará chuvas. Além do tempo aberto, o destaque dessa semana será o frio. A massa de ar polar que está hoje sobre o Sul do Brasil irá permanecer ao longo da semana, mantendo as temperaturas mínimas baixas. Não há riscos para geadas, apenas os termômetros continuarão marcando valores abaixo dos 12°C durante toda a semana. Essas temperaturas baixas, também serão observadas em boa parte do Sudeste, especialmente em São Paulo.

Na região do MAPITOBA, o tempo permanecerá aberto e sem previsões para chuvas, permitindo a realização dos tratos culturais e demais atividades de campo. E esse padrão meteorológico deverá se manter inalterado durante todo o mês de junho. Sendo que no Nordeste as chuvas só serão registradas na faixa litorânea, o que é normal para essa época do ano.

        

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário