Semana vai terminando com chuvas no Sudeste, Sul e Centro-oeste

Publicado em 01/07/2015 07:17

A presença da frente fria sobre a região Sudeste nessa quarta-feira deixará o tempo fechado e com chuvas no decorrer do dia em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e nordeste do Paraná. Só que desde ontem já houve registro de chuvas em São Paulo e em grande parte do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Também houve registros de chuvas sobre o sul de Goiás e até mesmo em algumas microrregiões do oeste da Bahia e do Tocantins. Essas chuvas estão atrapalhando o andamento da colheita do café, cana de açúcar e do milho safrinha, bem como o plantio do trigo no Paraná. Porém, desde a segunda-feira quando essa frente se formou e vem provocando chuvas desde o Rio Grande do Sul, não houve registros de danos a nenhuma cultura, apenas interrupções nos trabalhos de campo. Porém, é fato que esse período mais úmido provocará perdas na qualidade dos produtos e não em seus potenciais produtivos.

Já para essa quinta-feira um novo sistema meteorológico deverá se formar sobre o Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai, onde irá provocar chuvas ainda mais intensas sobre esses 2 Estados mais São Paulo, onde os volumes totais acumulados deverão ultrapassar os 50 mm, já que esse sistema deverá manter o tempo fechado e chuvoso durante todo esse restante de semana. O tempo só deverá abrir totalmente no domingo. Essas chuvas não deverão atingir o Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais que continuarão com tempo aberto e sem previsão para chuvas até o começo da semana que vem, quando aí sim, tem previsões de chuvas para toda as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. E esse tempo mais fechado poderá sim, causar danos as culturas do café, milho safrinha, cana de açúcar, hortaliças e pro algodão.

Além das chuvas, as temperaturas deverão sofrer forte declínio nesse final de semana, por conta do avanço de uma massa de ar polar, mas não há riscos para formação de geadas ou até mesmo algum tipo de dano as lavouras.

Para os Estados Unidos, as condições meteorológicas não mudam, há previsão de chuvas sobre todas as regiões produtoras de grãos do meio-oeste, sul e leste do País nessa quarta-feira e durante toda esse restante de semana. E na faixa oeste o tempo manterá firme e sem chuvas, onde em alguns Estados, como Dakota do Sul, a falta de chuvas já vem causando danos as lavouras também. Várias fotos de lavouras alagadas, chuva de pedra e de seca vem circulando nas redes sociais, mais até agora não há um consenso do valor total de hectares que foram impactados, só se sabe que de todo o milho plantado, 9% estão em condições ruins e na soja, 8%. Contudo, é fato que essas chuvas acima da média que vem ocorrendo e que estão sendo previstas para todo esse mês de julho irá impactar negativamente nos potenciais produtivos das lavouras, gerando reduções na produção final de grãos dos Estados Unidos. Desse modo, a única coisa que pode ser mencionada é que a estimativa inicial de produção de grãos, feita no começo da safra não deverá se concretizar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário