Semana de chuvas no Sul do Brasil

Publicado em 13/07/2015 07:06

 A frente fria que deixou o tempo bastante instável durante esses últimos dias, com registros de temporais e chuvas de pedra no Paraná e no Mato Grosso do Sul, arrasando plantações de milho e feijão, já perdeu forças. Os prejuízos foram grandes para algumas localidades, como Floresta, Cafelândia e Campo Mourão no Paraná. Pedras de gelo do tamanho de bola de tênis foram registradas nessas cidades. Além das pedras, fortes rajadas de ventos também observadas, ocasionando o acamamento de diversos milharais.

Só que uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul, nessa manhã de segunda-feira, onde já provocam chuvas generalizadas sobre quase todo o Estado e também sobre as faixas leste de Santa Catarina e do Paraná. Em São Paulo, essas chuvas deverão chegar, no máximo, na região do Vale do Ribeira. No restante do Brasil, a segunda-feira será de tempo permanecerá aberto e sem previsões para chuvas. Assim, os trabalhos de colheita, plantio e demais tratos culturais irão ficar prejudicados no Sul e transcorrerão sem maiores transtornos no Sudeste, Centro-oeste e no MAPITOBA.

E esse deverá ser o padrão para essa semana, isto é, as chuvas deverão ocorrer apenas sobre a região Sul do Brasil, incluindo as regiões produtoras da metade sul do Mato Grosso do Sul. Com isso, a colheita do milho safrinha poderá ser novamente prejudicada, bem com a qualidade dos grãos. Já que há previsão de tempo mais fechado e com chuvas a qualquer hora do dia durante toda a semana. Para o trigo, as condições também não são tão boas assim, apesar das chuvas manterem os solos com bons níveis de umidade, esse tempo mais úmido favorecerá uma maior proliferação de doenças, assim como para as hortaliças. Com relação ao frio, os modelos de previsão não finalizam nenhuma massa de ar polar mais intensa que possa levar a queda acentuada das temperaturas mínimas durante esses próximos 15 dias.

Já nos Estados Unidos as chuvas começam a perder forças e desse modo, a semana será com chuvas esparsas e de baixa intensidade, condições bem melhores para o desenvolvimento das lavouras. E esse padrão de chuvas apenas na forma de pancadas e de baixa intensidade deverá se manter ao longo dessas próximas duas semanas. Com isso, haverá uma melhora substancial nas condições ao desenvolvimento das lavouras de soja, milho, trigo e algodão. Chuvas agora em maior intensidade e com potencial para alguns danos só em agosto.

Alerta Agroclimático - 13 julho 2015

Alerta Agroclimático - 13 julho 2015 - Mapa EUA

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário