Chuvas continuam castigando a região Sul

Publicado em 14/07/2015 07:07

Novos temporais foram registrados ontem no Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, além do Paraguai. Houve novos registros de perdas em lavouras de milho, trigo, feijão e hortaliças. E nessa manhã de terça-feira a frente fria encontra-se sobre o Rio Grande do Sul, onde provoca chuvas generalizadas sobre todo o Estado e também sobre boa parte de Santa Catarina e do Paraguai. Com isso, todas as atividades de campo encontram-se paralisadas, sendo que o plantio do trigo é o mais afetado, uma vez que essa atividade está bem atrasada em relação ao mesmo período do ano passado e como há previsão de mais chuvas ao longo de toda essa semana, a tendência é que haja uma redução ainda mais significativa da área a ser plantada nessa safra no Brasil, em especial no Rio Grande do Sul.

Esse sistema meteorológico deverá avançar sobre o Paraná durante o dia e há previsões de novos temporais, principalmente sobre a região sudoeste do Estado e em toda metade oeste de Santa Catarina, com potencial até para granizo. Há previsão de chuvas também para o sul do Mato Grosso do Sul não só nessa terça-feira, mais ao longo de toda a semana, inviabilizando os trabalhos de colheita do milho safrinha. E esse excesso de umidade também acarretará um percentual maior de grãos ardidos, pois grande parte dos milharais/espigas, já se encontram aptas a serem colhidas. E esse tempo fechado e chuvoso em toda região Sul, incluindo a metade sul do Mato Grosso do Sul irá permanecer inalterado durante toda a semana, agravando ainda mais as condições das lavouras.

No restante do Brasil, o tempo seguirá aberto e sem previsões para chuvas, permitindo que todas as práticas de campo sejam realizadas sem maiores transtornos, como a colheita do milho safrinha, café, da cana de açúcar, hortaliças, entre outras. E esse deverá ser o padrão meteorológico para essas próximas semanas, uma vez que as frentes frias ficarão “presas” no Sul do Brasil. Além de permitir o avanço dos trabalhos de campo, a qualidade dos produtos melhorará ao longo desse período, já que não há mais previsões de excesso de umidade sobre as plantas.

Pros Estados Unidos, não só a terça-feira mais toda a semana ainda será de previsão para pancadas de chuvas no decorrer do dia. Contudo, essas chuvas serão de baixa intensidade e os episódios de chuvas ficarão mais espaçados entre um e outro. Porém, como os solos estao muito encharcados, qualquer chuva manterá as condições não tão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de soja, milho, algodão e trigo de primavera. Assim, novas perdas de produtividade poderão vir a ocorrer durante essas próximas semanas, principalmente na cultura da soja, até porque haverá muita nebulosidade durante essas duas semanas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antonio dos Santos - Agrometeorologista
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário