Semana termina com chuvas ainda castigando o Sul do Brasil

Publicado em 17/07/2015 07:14
Por Marco Antônio dos Santos - Agrometeorologista da Somar Meteorologia

São Pedro realmente esqueceu de fechar as torneiras sobre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. A mais de duas semanas as chuvas não dão trégua sobre esses Estados, prejudicando muito lavouras de milho safrinha e trigo. Imagens que estão circulando nas redes sociais e me chegam via WhatsApp, mostram espigas de milho com grãos já em processo de germinação e com altíssimos graus de fermentação e apodrecimento. Além de vídeos mostrando colheitas sendo realizadas em solos extremamente encharcados, parecendo mais lavouras de arroz irrigadas do que milho safrinha de sequeiro. Ainda não há uma estimativa das reais perdas que esses Estados irão ter em suas lavouras, mas é fato que serão grandes.

E a sexta-feira não será diferente desses últimos dias, a presença da frente fria no Paraná manterá o tempo fechado e com possibilidades para chuvas a qualquer hora do dia. Mantendo, portanto, as condições desfavoráveis a qualquer tipo de prática no campo, ou seja, mais um dia de colheita paralisada. Não só de milho safrinha, mais também para cana de açúcar, café, feijão e para a realização dos tratos culturais no trigo. Essas lavouras também vêm contabilizando perdas significativas, uma vez que no café já há um percentual elevado de grãos chuvados, na cana de açúcar, os teores de ATR vem caindo drasticamente e com o trigo, os altos índices de plantas infectadas por doenças e as condições adversas para a aplicação de defensivos, reduzem o potencial produtivo dessas lavouras.

Contudo, uma luz no final desse túnel nublado e chuvoso já começa a ser visualizada. As chuvas deverão dar uma trégua aos produtores paranaenses e sul-mato-grossenses a partir desse final de semana. Com o enfraquecimento da frente fria e seu afastamento total para o Atlântico, o tempo voltará a ficar firme e sem previsões para chuvas, pelo menos até meados da semana que vem. Possibilitando que os produtores consigam ir a campo e retomar suas atividades. E até mesmo contabilizar as perdas. Porém, o Rio Grande do Sul e boa parte de Santa Catarina terão uma semana bastante chuvosa, já a partir desse domingo. O problema é já no final da próxima semana novos sistemas meteorológicos irão avançar pelo Sul do Brasil, atingindo novamente o Paraná e o Mato Grosso do Sul, provocando mais chuvas. Esse será um inverno bastante chuvoso em toda a região Sul, incluindo o sul do Mato Grosso do Sul, devido a influência do El Niño. Essas chuvas poderão ocorrer também em São Paulo durante o final de semana que vem.

Já as previsões para as próximas semanas no Sudeste, Centro-oeste e no MAPITOBA são de tempo firme e sem previsões para chuvas ao longo dessas próximas 3 semanas. Possibilitando que as colheitas do milho safrinha, algodão, feijão e demais culturas possam transcorrer sem maiores problemas e com produtividade elevada e grãos com excelente qualidade. Chuvas só deverão ocorrer, mas na forma de pancadas bem isoladas em meados de agosto e principalmente em meados de setembro no Sudeste e Centro-oeste. E em meados de outubro no MAPITOBA. Condição típica de um inverno sob influência do El Niño.

Nos Estados Unidos a situação é bem semelhante ao Sul do Brasil, as chuvas continuarão ocorrendo ao longo de toda o inverno, pelo mesmo motivo, El Niño. Assim, essa sexta-feira deverá ser com chuvas em diversas regiões produtoras de grãos do Corn-Belt e da faixas sul e leste. Não serão intensas e de grande duração, serão mais pancadas de chuvas, mas deverão ocorrer de forma generalizada não só hoje, mais ao longo desses próximos 10 dias. Mesmo que essas chuvas sejam apenas na forma de pancadas, já serão suficientes para manter uma condição não tão favorável ao pleno desenvolvimento das lavouras. Podendo gerar novas perdas nos potenciais produtivos das lavouras de soja e milho.

Alerta Agroclimático - 17 julho 2015 - Mapa Brasil

Alerta Agroclimático - 17 julho 2015 - Mapa Eua

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antonio dos Santos - Agrometeorologista
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário