Clima: Bloqueio começa a dar sinais de enfraquecimento e chuvas são previstas para a próxima semana

Publicado em 07/08/2015 07:13
Por Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologia

A semana terminará exatamente como começou: Seca em grande parte do Brasil e chuvas somente na região de fronteira com o Uruguai. A massa de ar seca que está sobre toda a região central do Brasil começa a dar sinais de enfraquecimento e desse modo, os modelos de previsão já sinalizam a possibilidade de que na semana que vem, uma frente fria conseguirá avançar sobre toda região Sul e provocar chuvas generalizadas. Além disso, entre o próximo final de semana e na semana do dia 17/08 há previsões de chuvas para o Sudeste também, principalmente para o Estado de São Paulo e metade sul de Minas Gerais. Portanto, para esses próximos dias, onde não haverá chuvas, as condições se manterão favoráveis à realização da colheita do milho safrinha, café, cana de açúcar e hortaliças. Contudo, por conta das altas temperaturas diurnas que estão sendo registradas no Paraná e também no Rio Grande do Sul, alguns produtores de trigo já começam a se preocupar, já que essa condição não é nada favorável ao desenvolvimento da planta. Ainda não há relatos de perdas, mas é um caso para se observar melhor e ver se no momento da colheita não haverá reduções de produtividade.

A semana terminará também seca nos Estados Unidos. Nessa sexta-feira não há previsão de chuvas para nenhuma região produtora do “Corn-Belt”, porém ainda não houve relatos de perdas por conta dessa irregularidade no regime de chuvas. E esse padrão de chuvas irregulares sobre as principais regiões produtoras dos Estados Unidos e temperaturas relativamente mais altas, poderá trazer alguns impactos negativos, entretanto, serão muito mais pontuais do que de larga abrangência, já que não haverá uma ausência total de chuvas, como em 2012, apenas o regime de chuvas ficará irregular durante esses próximos 15 dias. Assim, perdas irão ocorrer, mas muito mais pontuais.

Alerta Agroclimático - 07 agosto 2015 - Mapa Brasil

Alerta Agroclimático - 07 agosto 2015 - Mapa Eua

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antonio dos Santos - Agrometeorologista
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário