Clima: Semana termina com possibilidade ainda para pancadas de chuvas

Publicado em 28/08/2015 07:43
Por Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologia

Apesar dos mapas abaixo não estarem indicando chuvas para essa sexta-feira em nenhuma região do Brasil, ainda há muito nebulosidade sobre o norte do Paraná, metade sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, na qual poderá vir a ocorrer novas pancadas de chuvas isoladas. Essas chuvas que vem ocorrendo desde a quarta-feira causaram alguns prejuízos muito localizadas em lavouras de algodão do Mato Grosso, além de terem prejudicados a realização da colheita do milho safrinha, do café e da cana de açúcar em todas as áreas produtoras. No café, os prejuízos foram “apenas” por conta da chuva de granizo, já na cana de açúcar esse tempo fechado e úmido poderá reduzir as concentrações de ATR na planta, reduzindo a produtividade de etanol e açúcar.

Mas se a sexta ainda há alguma possibilidade para novas pancadas, já a partir de amanhã o tempo abre de vez em todo o Brasil e até o próximo final de semana não há mais previsões para chuvas sobre o Brasil, sendo que as próximas chuvas só deverão vir a ocorrer no próximo final de semana e ao longo de toda a segunda semana de setembro. E essa será o padrão das chuvas ao longo do mês de setembro e outubro. Ou seja, chuvas irregulares, mais com frequência. Assim, produtores de arroz da região Sul terão plenas condições para preparar o solo para o plantio, enquanto produtores de milho verão do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina poderão retornar as atividades de plantio, já que ao longo essa semana pouco avanço essa atividade. No Sudeste e Centro-oeste, as condições voltarão a ficar favoráveis à realização da colheita, bem como para o preparo do solo para o plantio das lavouras de verão.  

E com a passagem dessa frente fria as temperaturas despencaram e continuarão baixas ao longo de todo esse final de semana no Sul e Sudeste, mas não há riscos para danos às culturas, até porque as mínimas ficarão acima dos 10°C.

Somar Meteorologia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário