Clima: Semana de tempo aberto e sem chuvas

Publicado em 31/08/2015 07:23
Por Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologia

A semana começa com tempo aberto em, praticamente, todas as regiões produtoras do Brasil. Não há previsão para chuvas nessa segunda-feira sobre as regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste e sobre o MAPITOBA. Com isso, todas as atividades de campo, desde preparo do solo para o cultivo do arroz, colheita do milho safrinha, algodão, café, cana de açúcar e hortaliças até para o plantio do milho verão no Rio Grande do Sul. As chuvas da semana atrapalharam muito todas essas atividades, gerando até perdas regionalizadas.

Somente na quinta-feira há previsão para pancadas de chuvas sobre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sobre as regiões sul e leste do Paraná, devido a formação de áreas de instabilidade, contudo, essas chuvas serão de baixa intensidade e de curta duração, já que na sexta o tempo volta a abrir sobre essas regiões. Somente no final de semana é que há previsão para chuvas generalizadas e de moderada a forte intensidade sobre o Sul e esse novo sistema meteorológico irá avançar sobre o Sudeste e Centro-oeste, deixando a semana que vem com tempo bastante instável e com previsão para pancadas de chuvas –muito semelhante com o que aconteceu na semana passada. Desse modo, os produtores tem que correr com as atividades de campo essa semana, já que na semana que vem o tempo ficará complicado.  

Semana de tempo aberto e com possibilidade apenas para pancadas de chuvas isoladas nos Estados Unidos. Algumas localidades estão sem registrar chuvas a mais de 15 dias e isso já está causando algumas perdas de produtividade muito localizadas e como não há previsão de chuvas generalizadas ao longo de toda essa semana e as temperaturas máximas continuarão altas, novas perdas poderão vir a ocorrer. Somente no final de semana é que as chuvas retornam à todas as regiões produtoras dos Estados Unidos e na semana que vem há previsão de chuvas generalizadas e em bons volumes. 

Alerta Agroclimático - 31 agosto  - Mapa Brasil

Alerta Agroclimático - 31 agosto - Mapa Eua

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário