Chuvas retornam a áreas agrícolas do Brasil após feriado, aponta meteorologia

Publicado em 31/08/2015 15:15

logo mini reuters noticias

SÃO PAULO (Reuters) - A semana que está começando deverá ser bastante seca no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, e as chuvas deverão voltar a importantes regiões agrícolas do país apenas na próxima semana, disseram serviços meteorológicos nesta segunda-feira, em um momento importante para as lavouras de café e cana do país.

Haverá apenas chuvas esparsas na quinta-feira no Rio Grande do Sul e parte da região Sul.

A partir do próximo final de semana uma nova frente fria avança rumo ao Brasil central, provocando precipitações.

"Entre sábado e domingo, no feriadão de Sete de Setembro, há previsões do retorno da chuva, não só na região Sul, mas em toda a região Sudeste e boa parte do Centro-Oeste, como aconteceu na semana passada", disse o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos.

Para os cinturões produtores de cana e café em São Paulo e Minas Gerais, o clima deverá ajudar a colheita.

O serviço Agriculture Weather Dashboard, da Reuters, aponta tempo seco no polo canavieiro de Ribeirão Preto (SP) até domingo, com precipitações começando a partir da segunda-feira, 7 de setembro, e prolongando-se com intensidade fraca a moderada até pelo menos 15 de setembro.

No sul de Minas, onde concentram-se muitos cafezais, há previsão de precipitações muito fracas a partir do fim desta semana até pelo menos a metade de setembro, também segundo o Weather Dashboard.

Usinas de açúcar e etanol do Sudeste contam com o tempo firme para avançar nos trabalhos de colheita e moagem.

Na primeira quinzena de agosto, bastante seca, a produção das usinas do centro-sul foi intensa, mostraram dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Os dados da segunda metade do mês, que registrou alguns dias de precipitações, ainda não foram divulgados.

Produtores de café, por outro lado, estão de olho especialmente no volume de chuvas, pensando já na próxima safra. Havendo florada nos cafezais, a umidade é essencial para a formação dos frutos de café que serão colhidos em 2016.

"Esta semana começou com uma forte massa de ar seco sobre o Brasil. Até o fim da semana, duas frentes frias vão avançar entre o Sul e o Sudeste, porém, a previsão é de pouca chuva para pequenas áreas. A temperatura diminui no decorrer da semana, mas não há previsão de geada", disse em um boletim a meteorologista Fabiana Weykamp, da Climatempo.

(Por Gustavo Bonato)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário