Quinta-feira de chuvas no sul do país

Publicado em 03/09/2015 07:17
Por Marco Antônio do Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologia

Áreas de instabilidade são observadas nessa manhã de quinta-feira sobre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, assim, pancadas de chuvas são previstas para essas regiões ao longo do dia. Podendo até mesmo vir a ocorrer pancadas isoladas sobre a faixa leste de São Paulo e do Rio de Janeiro. Nas demais regiões do Brasil o tempo seguirá firme e sem previsões para chuvas e temperaturas muito acima da média para essa época do ano. Desse modo, nas regiões onde há previsões para pancadas de chuvas, os trabalhos de campo poderão sofrer pequenas interrupções, sem causar danos às lavouras. Nas demais regiões o tempo firme e seco manterá as condições favoráveis a todas as práticas agrícolas.

Mas mudanças desse padrão meteorológico seco e quente irão ocorrer no começo da semana que vem. Como venho comentando nos boletins anteriores, uma nova frente fria irá conseguir avançar de forma generalizada sobre toda a região Sul e Sudeste, provocando chuvas sobre os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, toda metade sul de Minas Gerais, metade sul de Goiás, Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Os volumes poderão variar de 10 a mais de 50 mm em várias regiões. Essas chuvas irão inviabilizar por completo todas as atividades agrícolas, como colheita, plantio e tratos culturais. E segundo os modelos matemáticos de previsão toda a semana será com tempo fechado e chuvoso sobre as regiões citadas acima, muito parecido com o que ocorreu na semana passada. Muitas chamam essas chuvas de as “Chuvas do Caju”, mas é fato que elas já são influência desse El Niño.

Para os Estados Unidos, a quinta-feira será de tempo aberto e chuvas, apenas na forma de pancadas isoladas. Mas como ocorrerá no Brasil, as chuvas também voltarão para as principais regiões produtoras na semana que vem, sendo que na segunda semana de setembro há previsões de chuvas amis volumosas, frequentes e com maior abrangência e esse padrão deverá persistir ao longo do mês. Não vejo grandes problemas para a colheita, apenas irão ocorrer problemas pontuais, sem grandes impactos à produtividade e consequentemente à produção total de soja e milho norte-americana. Assim, mesmo com essas previsões de chuvas para os meses de setembro e outubro, a produção de grãos deverá bater recordes esse ano, principalmente de soja.  

Alerta Agroclimático - 03 setembro 2015 - Mapa Brasil

Alerta Agroclimático - 03 setembro 2015 - Mapa Eua       

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antonio dos Santos - Agrometeorologista
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário