Terça- feira de chuvas irregulares sobre a região Centro-Sul

Publicado em 08/09/2015 07:08
Por Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologia

Desde o final de semana um sistema meteorológico avança pelo Sul e Sudeste mantendo o tempo instável e com possibilidades para pancadas de chuvas, só que bem irregulares. O mesmo está acontecendo nessa manhã de terça-feira, a presença de áreas de instabilidade deixam o céu carregado e com chuvas, muitas vezes de forte intensidade desde as regiões oeste do Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul até a região central de Minas Gerais. Porém, essas chuvas são muito irregulares, uma vez que não são todas as cidades que estão registrando chuvas, há localidades do Paraná, São Paulo e de Minas Gerais que ainda não receberam nenhum gota de chuva, enquanto outras já acumularam mais de 50 mm, somente nesses últimas 24 horas. E esse deverá ser o padrão do tempo ao longo de todo o dia, chuvas, só que irregulares.

Há previsões de chuvas também sobre as regiões produtoras do Centro-oeste ao longo dessa semana, mas como vem ocorrendo no Sudeste e no Sul, também serão irregulares e com volumes bastante distintos. Dessa forma, a semana será bastante complicada às práticas agrícolas, como colheita, plantio e demais tratos culturais, já que como essas linhas de instabilidade serão irregulares, haverá localidades onde produtores terão muitas dificuldades para entrarem no campo, enquanto regiões vizinhas não terão nenhum problema. Desse modo, a colheita da cana de açúcar, do café e do milho safrinha, entre outras culturas, serão sim prejudicadas, mas não de uma forma generalizada. O mesmo irá ocorrer com a colheita do algodão no Mato Grosso e em Goiás, onde algumas microrregiões poderão ser afetadas.

Mas por outro lado, esse aumento da umidade relativa ocasionou e está ocasionando a abertura da florada do café. Muitas propriedades cafeeiras já registram a abertura dos botões florais, sendo que quase a totalidade dos cafeeiros essa será a florada principal, devido a sua intensidade. E como há previsão de mais chuvas sobre essas localidades ao longo dessa semana, o pegamento deverá ser de razoável a bom.

Alerta Agroclimático - 08 setembro 2015

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antonio dos Santos - Agrometeorologista
Fonte:
Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário