Ano vai terminando com muita chuva no Sul e irregularidade no restante do Brasil

Publicado em 22/12/2015 11:28

Não foi nada fácil esse ano. São Pedro e esse tal de El Niño pregou várias peças no clima. Colocou e vem colocando muita chuva no Sul do Brasil enquanto no restante do Brasil chuvas muito irregulares. O plantio da soja e de outras culturas de verão ainda não foi totalmente finalizado e perdas de produtividade são contabilizadas em todas as regiões do Brasil, seja por excesso ou falta de água. Além disso, a presença do El Niño esse ano está mantendo as temperaturas bem acima da media, o que agrava a demanda hídrica.   

O que esperar então para esses próximos 15 dias: Primeiro vamos falar dessa semana, onde o avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil a partir de amanhã irá levar chuvas fortes ao Rio Grande do Sul, onde já vem chovendo muito nessas últimas 48 horas, sendo que já há áreas alagadas de arroz e soja, principalmente na metade oeste gaúcha e catarinense. Com mais chuvas sendo previstas para esses próximos dias, a situação só tende a piorar. Pois, os volumes poderão supercar os 200 mm durante esse período. Há previsões de chuvas também para o Paraná e sul do Mato Grosso do Sul ao longo dessa semana, por conta do avanço desse sistema. No Centro-oeste e em praticamente todo o MATOPIBA a previsão para esses próximos 5 dias são apenas de pancadas de chuvas muito isoladas. Mantendo, portanto, uma condição não tão favorável ao desenvolvimento das lavouras, uma vez que ainda existirão áreas que ficarão sem registros de chuvas.

Já para a semana de Ano Novo, isto é, para a última semana de dezembro/ano, a tendência é que esse padrão meteorológico não mude. Ou seja, chuvas ainda mais concentradas no Sul, enquanto no Sudeste e Centro-oeste chuvas apenas na forma de pancadas e sobretudo, irregulares. No MATOPIBA, a semana começará com tempo aberto e previsão de chuvas muito mais irregulares do que estãos sendo previstas para o Centro-oeste e Sudeste.

Agora na virada do ano, os modelos de previsão indicam chuvas para quase todas as regiões do Brasil, principalmente para as regiões central e norte. E esse padrão um pouco mais chuvoso deverá persistir durante a primeira semana de 2016, ou seja, primeira semana de janeiro. Dessa forma, as condições tende a melhorar um pouco paras as lavouras, principalmente no Mato Grosso, Goiás, Bahia, norte de Minas Gerais, Tocantins, Maranhão e do Piauí, além de dar condições ao plantio e desenvolvimento das lavouras no Pará.

Mas ao longo do mês de janeiro não estao descartadas a possibilidade de que venham a ocorrer novos períodos de estiagem. Nao tão intensos como foi registrado em jaeniro de 2015, mas ocorrerão bloqueios atmosféricos que impossibilitarão que as frentes frias avancem e com isso venham provocar chuvas. Mas isso falaremos melhor nos alertas de janeiro.

Quero dizer que esse será o último Alerta Agroclimático desse ano, pois estou entrando de férias a partir de hoje e só estarei voltando a ativa no dia 11/01/2015. Até lá esse boletim estará suspenso.

Quero agradece-lo por ter me acompanhado ao longo de todo esse ano de 2015, seja nos dias ruins, onde esse boletim só falava coisas que não queriamos ouvir/saber; sejam nos dias que nos traziam alegria e esperanças. Quero agradecer e dar um abraço em cada de vocês que confiaram em mim e nas minhas informações, sabendo que apesar de serem “pré visões” depositaram em mim suas decisões. Desejo de coração que nesse Natal juntamente com o nascimento de nosso menino Jesus renasça em seu coração a esperança, o amor e tolerância, para que possamos viver num mundo melhor e mais fraterno e que na Virada do Ano, todas as intempéries que tivemos em 2015 se apagam e surja um clima bom, de ótimas produtividades e que possamos colher uma safra generosa não só em novos campos, mais dentro de nós e dos nossos familiares.

Desejo que cada de vocês tenham um FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!!

E que em 2016 possamos caminharmos juntos novamente...

 

Um Grande Abraço

Marco Antonio dos Santos

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Somar Meteorologia
Fonte:
Marco Antonio dos Santos

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário