Clima: Semana começa com tempo mais firme em grande parte do Brasil

Publicado em 25/01/2016 06:03

Após vários e vários dias com chuvas ininterruptas sobre a região centro-norte do Brasil, essa segunda-feira amanhece com tempo aberto em, praticamente todo o Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e em toda a região Sul. Porém, no MATOPIBA as chuvas continuam sendo registradas nessa manhã de segunda-feira e esse tempo fechado e chuvoso, que já dura a mais de 15 dias consecutivos, deverá permanecer inalterado ao longo de toda a semana.

Mesmo com um amanhecer de tempo aberto, não estão descartadas a possibilidade para a ocorrência de pancadas de chuvas durante a tarde e começo de noite sobre o Mato Grosso, Goiás, metade norte do Mato Grosso do Sul, norte do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Além, das chuvas que continuarão castigando todo o MATOPIBA. Há previsões também para pancadas de chuvas sobre o Rio Grande do Sul. E esse padrão para pancadas de chuvas deverá se manter inalterado durante esse começo de semana, já que a partir de quarta-feira o tempo volta a fechar e ter uma condição de tempo chuvoso em, praticamente todo o Brasil.

Com isso, no Centro-oeste, Sudeste e no Paraná, os produtores tem que acelerar a realização dos tratos culturais, bem como os trabalhos de colheita e plantio. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o retorno das chuvas ao longo dessa semana, mesmo que na forma de pancadas, possibilitará uma melhora nas condições ao desenvolvimento das lavouras, uma vez que essas vem sentido os efeitos negativos da estiagem associada ao forte calor. Já no MATOPIBA e no Pará, onde as chuvas continuarão a ocorrer de forma ininterrupta as condições se manterão bastante desfavoráveis ao desenvolvimento das lavouras e, sobretudo, causando perdas irreversíveis nos potenciais produtivos das lavouras. Sendo que esse tempo só deverá mudar em meados da semana que vem.

Alerta Agroclimático - 25 jan 2016

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário