Chuvas poderão piorar situação do milho e feijão

Publicado em 16/06/2016 07:13

 Áreas de instabilidade já podem ser observadas sobre o sul do Paraguai, norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Assim, não estão descartadas a possibilidade de que venham a ocorrer pancadas de chuvas isoladas sobre essas localidades ao longo dessa quinta-feira. Porém, será amanhã que a frente fria ganhará forças e avançará por essas mesmas regiões onde deixará o tempo fechado e com chuvas a qualquer hora do dia. Sendo que essas chuvas deverão persistir até o começo da semana que vem. E esse é o problema!

Pois, lavouras de milho safrinha e de feijão que foram castigadas pelas geadas do final de semana, agora irão receber essas chuvas e isso será a porta de entrada para uma maior proliferação de doenças e, sobretudo, uma maior deterioração e aceleração do processo de maturação dos grãos. Agravando ainda mais as perdas que no momento já são enormes em ambas as culturas. Além disso, com o tempo instável e chuvoso, todos os trabalhos de campo ficarão paralisados, comprometendo a safra de milho e feijão dessas regiões produtoras.

Nas demais regiões do Brasil tanto a quinta-feira quanto os próximos dias serão de tempo aberto e sem previsões para chuvas a não ser a faixa norte das regiões Norte e Nordeste e o litoral de Sergipe e do norte da Bahia que continuarão com tempo instável e previsão de chuvas ao longo dessa semana.

Com relação as temperaturas, na região Sul as temperaturas continuarão baixas, o que é normal para essa época do ano, bem como no Sudeste e no sul do Mato Grosso do Sul, onde as madrugadas ainda continuarão mais frias, mas não há riscos para novas ocorrências de geadas, pelo mesmos para essas próximos 10 dias.

Alerta Agroclimático - 16 junho 2016

Alerta Agroclimático - 16 junho 2016 b

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário