Lavouras de trigo do Sul têm risco de geadas no fim de semana

Publicado em 17/08/2016 12:40

LOGO REUTERS 2.0

SÃO PAULO (Reuters) - Lavouras de trigo do Sul do Brasil correm risco de danos provocados por geadas no fim de semana, alertou nesta quarta-feira o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Somar Meteorologia.

"Há previsão de temperaturas muito baixas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até no Paraná... Algumas regiões podem ter temperaturas negativas", disse ele.

Há risco de condições propícias para geadas, como céu aberto, poucos ventos e temperaturas congelantes, nas madrugadas de sábado para domingo e de domingo para segunda-feira.

O especialista lembrou que muitas lavouras de trigo --gaúchos e paranaenses são os principais produtores do grão-- estão em fases finais de desenvolvimento, onde as baixas temperaturas podem danificar a estrutura das plantas e dos grãos.

No Paraná, por exemplo, 71 por cento das lavouras de trigo já ultrapassaram a fase de desenvolvimento vegetativo e encontram-se em floração e frutificação, segundo relatório do Departamento de Economia Rural do Estado (Deral).

Danos à safra de trigo poderia aumentar a necessidade de importação do Brasil, que importa cerca de metade de seu consumo anual.

A intensidade do frio e dos riscos de geada ficarão mais claros com os modelos climáticos de quinta e sexta-feira, alertou Santos. Já eventuais perdas em lavouras seriam visíveis muitos dias após a ocorrência das geadas.

A MetSul Meteorologia reforçou que dados atualizado "mantêm a projeção de neve para o fim de semana" no Rio Grande do Sul, embora esse tipo de fenômeno não seja comum em áreas de cultivo de grãos.

Segundo Santos, há poucos riscos de a frente fria avançar mais ao norte, prejudicando áreas de cana e café do Sudeste.

(Por Gustavo Bonato)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário