Chuva, vento e granizo atingem ao menos nove cidades do RS

Publicado em 06/10/2016 07:26

A chuva forte, o granizo e o vento causaram prejuízos no interior do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (5). O temporal atingiu ao menos nove  cidades, afetando principalmente as áreas rurais na Região Noroeste do estado.

A previsão de temporal com chuva forte, vento e granizo no Rio Grande do Sul presiste para esta quinte-feira (6). Na Serra o amanhecer será de chuva com muitos raios.

As prefeituras das cidades atingidas e a  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) devem fazer o levantamento dos danos nesta quinta. As cidades de Tuparendi, Santo Cristo, Miraguaí, Porto Lucena, Santa Rosa, Crissiumal, Tenente Portela, no Noroeste, além de Vacaria e Bom Jesus, na Serra, registraram queda de granizo, ventania e temporal na quarta.

O verde da lavoura em Manchinha, localidade no interior de Santa Rosa, deu lugar ao branco do granizo. “Foi uma coisa que nunca tinha acontecido na nossa região, nesse lugar, porque levantou uma formação de uma nuvem que acabou virando uma chuva de pedra. Isso desde que eu moro aqui, desde que me conheço, nunca tinha acontecido", afirma o agricultor Alceu Weisneir.

As culturas mais afetadas foram o milho e o trigo, sendo que para os especialistas a segunda é a mais prejudicada porque o cereal é pouco resistente às variações climáticas. "Foi um choque muito grande. A gente tinha uma expectativa esse ano com trigo, com uma boa produção, boa safra e agora ficou pra próxima", lamentava o agricultor Nelson Dellavale.

Em Tuparendi, cidade vizinha de Santa Rosa, o granizo se acumulou em frente as casas, e a lavouras de milho ficaram cobertas de gelo. Em Santo Cristo, o excesso de umidade pode comprometer a qualidade das plantas.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - RS.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 - RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário