Paraná terá dias mais quentes e secos nos próximos 25 anos, diz Fiocruz

Publicado em 11/10/2016 08:04
155 exibições

As mudanças climáticas poderão trazer para o Paraná dias mais quentes e secos nos próximos 25 anos – especialmente para as cidades da região norte. A afirmativa faz parte do projeto “Vulnerabilidade à Mudança do Clima”, coordenador pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

Entre as consequências das mudanças pode-se mencionar, conforme o projeto, a proliferação de vetores, como o Aedes Aegypti (mosquito da Dengue, Zica, chikungunya e febre amarela), e, consequentemente, o aumento no número de doenças atreladas à elevação da temperatura.

Vale citar ainda a diminuição da biodiversidade, em virtude das alterações no ciclo reprodutivo de plantas e animais, e os efeitos do clima na agricultura.

Segundo o estudo, nas regiões norte e nordeste poderá ter aumento de até 5,6°C na temperatura e diminuição de 18% no volume de chuvas.

Quando se fala em chuva, por exemplo, em Alvorada do Sul, deve haver uma redução de 17% e em Porecatu uma queda de 18% para os períodos de estiagem.

As previsões indicaram que os municípios do norte foram os mais expostos à mudança do clima, devido o clima mais seco e a destruição da vegetação nativa.

Em contrapartida, nas regiões sul e sudeste deve aumentar o volume de chuva. De acordo com a pesquisa, a cidade de General Carneiro poderá ter 20% de acréscimo na pluviosidade, e Palmas 18%.

Ainda conforme as projeções feitas pelo projeto, o reflexo na região sudeste do estado será em relação ao número de dias secos consecutivos no ano. Este fenômeno é medido pelo chamado índice CDD.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - PR.

Fonte: G1 - PR

1 comentário

  • Luiz Alfredo Viganó Marmeleiro - PR

    Fiquei pasmo com a precisão dos prognósticos climáticos pros próximos 25 anos ... os meteorologistas tem o mínimo de acerto em 25 dias, e prever tendências pra 25 anos, por microrregiões, só podem tá recebendo postagem de whatsapp de São Pedro!!!

    0
    • MARCIO BYCZKOVSKIREBOUÇAS - PR

      Aqui em Rebouças como é perto de General Carneiro a variação da chuva deve ficar 18,5%, com margem de erro de 50 pontos para mais ou para menos...

      0