Sem chuva, produtores do ES querem retirar água subterrânea

Publicado em 01/11/2016 06:40

Por causa da falta de água nos rios para irrigar as plantações ou até mesmo para fazer a dessedentação animal, os produtores do Espírito Santo querem acelerar a retirada de água subterrânea no Norte e no Sul do estado, por meio de poços artesianos de grande profundidade.

Em todo o estado, mais de mil propriedades rurais ou indústrias já fizeram um cadastro na Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), em 2016, solicitando autorização para fazer a perfuração dos poços. Até o momento, 100 desses pedidos foram deferidos pelo órgão, mesmo sem a presença de algum técnico no local onde o poço foi perfurado.

“A ideia do cadastro surgiu dessa necessidade de o estado disciplinar o uso de poços. Todos, depois, vão ter a obrigação de conseguir a outorga (autorização definitiva)”, explicou o agente de desenvolvimento ambiental e recursos hídricos da AgerhAnderson Gomes da Silva.

Assim que o cadastro é feito no site, o órgão tem um prazo de 60 dias para emitir a declaração. “Mas os cadastros chegam com documentos incompletos ou com outros problemas, e por isso conseguimos autorizar apenas 10% desse total. Como está faltando água em cima (nos rios), as pessoas começaram a olhar para baixo”, completou Anderson.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - ES.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 - ES

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário