Duas frente frias avançam nos próximos dias, aponta Climatempo

Publicado em 23/12/2016 10:35 e atualizado em 23/12/2016 11:23
3785 exibições
Sistemas chegam ao Brasil antes do fim do ano

Chuvas volumosas estão ocorrendo por todas as Regiões do Brasil desde o início de dezembro. O calor e grande disponibilidade de umidade no ar estão facilitando a ocorrência das pancadas de chuva cada vez mais frequentes por todo o país. Na última semana da primavera, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ganhou força aumentando muito a chuva sobre o Norte e parte do Nordeste do Brasil.

última frente fria que conseguiu chegar ao Sudeste e ao sul da Bahia foi a do fim da primeira quinzena de dezembro que, além de estimular chuvas intensas no centro-sul do país, provocou uma acentuada queda da temperatura. O ar polar desta frente fria, apesar de forte, se afastou rápido do país e a temperatura voltou a subir nos últimos dias.

O mapa abaixo mostra a estimativa da chuva sobre o Brasil para 15 dias, até 6 de janeiro.

Climatempo

Duas frentes frias fecham 2016

Mais duas frentes frias vão chegar ao Brasil até o fim de 2016. A primeira avança pelo litoral do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 23 de dezembro, mas se afasta para alto-mar antes de chegar a São Paulo.

A segunda frente fria começa a influenciar o Sul do país no dia 26 de dezembro e terá força para chegar ao litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro entre os dias 28 e 29 de dezembro. Esta frente fria vai estimular chuvas fortes sobre muitas áreas do Sudeste.

No Nordeste, a influência de um sistema de alta pressão vai reduzir novamente as condições para chuva.

Mas ainda tem muita chuva reservada para o Brasil nestes últimos dias de 2016 e para janeiro de 2017. A meteorologista Josélia Pegorim faz um panorama de como a chuva vai ocorrer sobre o país até o começo de janeiro.

Fonte: Climatempo

0 comentário