Temporal causou danos a 1,6 mil pessoas em São Francisco de Paula (RS)

Publicado em 13/03/2017 08:34

Cerca de 1,6 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas e uma morreu devido a um temporal que atingiu a cidade de São Francisco de Paula, na Serra gaúcha, no domingo (12), conforme a prefeitura da cidade. Ao todo 300 casas foram afetadas. Outras cidades do estado também foram atingidas pelo temporal.

A vítima fatal foi um jovem de 24 anos, atingido por uma estrutura de ferro que voou com as fortes rajadas. Cerca de 70 feridos foram atendidos nos hospitais da região, sendo que duas pessoas foram transferidas para Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A prefeitura de São Francisco de Paula informou que deve decretar estado de calamidade pública. Pelo menos 200 pessoas ficaram desabrigadas e muitas passaram a noite no ginásio da cidade. Casas ficaram completamente destruídas, árvores foram arrancadas pela raiz e um ginásio de esportes desabou.

Pelo menos seis bairros foram atingidos pela tempestade. Conforme relato dos moradores, o temporal durou poucos minutos, mas os momentos foram de terror.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - RS.

'Em 12 segundos caiu tudo', diz morador sobre temporal no RS

Moradores de São Francisco de Paula, na serra gaúcha, um dos municípios mais afetados pelo temporal que atingiu parte do Rio Grande do Sul neste domingo (12), ainda estão assustados com o que viram. A cidade tem centenas de pessoas desabrigadas, além de ao menos uma morte e diversos feridos. A Defesa Civil ainda faz o levantamento dos estragos.

"Foi bem horrível. Acordei com o vento, foram três sopros. O primeiro foi fraco, no segundo já estralou a casa toda, e no terceiro veio aquele tufão e caiu tudo, e eu me joguei no chão. Isso em um intervalo de uns 12 segundos", conta ao G1 o professor Paulo Oberdan Gomes da Rosa, de 39 anos.

Ele passou a noite na casa da irmã para cuidar do local enquanto ela viajava. "Contei para ela o que aconteceu por telefone e ela voltou do sítio correndo. Perdeu a maior parte da casa, mas graças a Deus não foi nada mais grave. Nasci de novo, nascemos de novo", diz o homem.Sete bairros foram atingidos e um deles foi o Parque Querência. Em pouco tempo, a ventania derrubou postes e arrancou árvores. Uma delas caiu inteira sobre uma residência. 

Leia a notícia na íntegra no G1 RS

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 - RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário