Clima, por AgResource: Chuvas generalizadas voltam ao Centro Oeste do Brasil

Publicado em 18/04/2017 13:29

Chuvas generalizadas voltam ao Centro Oeste do Brasil e alivia os excessos na Argentina. As previsões climáticas atualizadas desta manhã trouxeram uma melhora substancial das previsões para as Américas do Sul e Norte. No Brasil, precipitações com alto índices pluviométricos voltam às regiões plantadas com safrinha, com as chuvas mais pesadas se concentrando ao lado oeste do país, nesta semana.

Na entrada da próxima semana, chuvas irão perdurar pelas mesmas regiões, entretanto diminuindo gradativamente a intensidade. Já na Argentina dias ensolarados e com chuvas isoladas e de baixa incidência deverão permitir um bom progresso da colheita no país, nos próximos 15 dias.

Chuvas nos próximos 10 dias

Veja as projeções por regiões:

foto 1

 

foto 3

foto 4

foto 5

foto 2

E na sequência, veja ainda a previsão para os próximos 5 dias:

As atualizações climáticas desta manhã trazem a reafirmação das projeções anteriores. Uma nova rodada de chuvas volta a maioria do Centro Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, nestes próximos 5 dias. Chuvas variando de 20-55 mm acumulados para o período deve beneficiar o desenvolvimento da safrinha na região. Historicamente chuvas não são observadas nestes volumes para dada época do ano (fim de abril e começo de maio), entretanto a atípica rodada de chuvas é bem-vinda aos produtores. Na Argentina o plantio volta ao ritmo de progressão normal, com previsões oferecendo pouco/nenhum evento chuvoso nos próximos 15 dias, para a maioria do país. Nestes próximos 5 dias, alguns argentinos ainda enfrentam chuvas intensas sobre regiões pequenas ao Nordeste do país.

Clima AGR 5 dias
 

AgResource

 

Milho safrinha

Em algumas regiões produtoras de milho safrinha, os agricultores estão preocupados com a irregularidade das chuvas. Em Itambaracá, no norte do Paraná, as precipitações não ocorrem há mais de 30 dias e as plantações do cereal já começam a perder o potencial produtivo, conforme relato dos produtores.

Em Goiás e em algumas regiões de Minas Gerais, como é o caso de Coromandel, o cenário é semelhante. “Estamos há 2 anos com cerca de 60% da média de chuvas para a região. Com isso, as represas e rios estão em nível muito abaixo do normal para o período. As precipitações seguem localizadas e o milho safrinha comprometido em nossa região”, destacou o produtor rural da localidade, Henrique dos Santos Pereira Diniz.

Na região de Ipiranga do Norte, importante região produtora de Mato Grosso, as chuvas não aparecem há mais de 10 dias. Os agricultores permanecem de olho nas previsões climáticas, uma vez que, grande parte das plantações está em fase de pendoamento. Para essa temporada, os dados oficiais indicam uma safrinha de milho de 61,60 milhões de toneladas de milho.

Ainda assim, de acordo com informações reportadas pela Climatempo, nos próximos 7 dias, a faixa entre os estados do Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte terão chuvas próximas de 20 mm. O maior volume acumulado será observado no Norte do país e as precipitações podem ultrapassar os 150 mm no mesmo período. Já do oeste de Mato Grosso do Sul até o Ceará, as chuvas serão isoladas e o volume acumulado deverá ficar próximo de 75 mm. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AgResource Brasil +NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário