Clima: Chuvas voltam ao Mato Grosso nos próximos dias, mas ainda com baixos volumes

Publicado em 16/10/2017 08:28

LOGO nalogo

Com o fim do bloqueio atmosférico, mais instabilidades passarão a ser vistas pelo Brasil. Além do Sul do país, que ainda terá bastante chuvas nos próximos dias, o estado do Mato Grosso, maior produtor de grãos brasileiro, será um dos mais beneficiados. Os volumes diários ainda serão baixos – até 11 milímetros no dia 18 de outubro –, conforme mostram mapas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). (Veja o mapa) Mas já devem melhorar a condição das lavouras que estão em pleno plantio nessa região.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (17/10 a 19/10) para o todo do Brasil:

Previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (17/10 a 19/10) para o todo do Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nos últimos dias, poucas chuvas atingiram as áreas produtoras do central do Brasil, que estão com plantio atrasado. As precipitações aconteciam apenas nos estados produtores do Sul do país. De acordo com Morgana Almeida, chefe do centro de Análise e Previsão do Inmet, a partir do dia 20 e 21 de outubro, as chuvas devem entrar com maior intensidade para o Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro. A partir do dia 23 até o dia 29, os modelos indicam uma grande concentração de chuva na região central.

A meteorologista lembra que esse período do ano é bastante crítico. Com isso, os produtores devem ficar atentos às atualizações meteorológicas diárias para poder obter uma previsão mais correta para a área de interesse.

Leia mais:
» Inmet confirma fim do bloqueio atmosférico e volta das chuvas para região central do Brasil a partir do dia 21 de outubro

A AGResources confirma mudança do padrão climático no Brasil. Com a disseminação da massa de ar que impedia a formação e chegada de novas chuvas sobre regiões de Goiás, leste do Mato Grosso, todo o Mato Grosso do Sul e a região sojicultora de São Paulo e acredita que as precipitações mais significantes deverão voltar no fim de outubro. A transição de mês também trará uma mudança de padrão climático para o Brasil.

O atual padrão de chuvas intensas sobre o Sul e a seca no Centro-Oeste deverá ser invertida de posições durante quase todo o mês de novembro, enquanto um padrão mais árido se estabelece sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário