Café registra aumento na taxa de evapotranspiração

Publicado em 17/10/2017 14:49

Nesta terça-feira (17), uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e há previsão de chuva generalizada sobre grande parte da metade sul do estado ao longo do dia. Com isso, todas as atividades de campo serão comprometidas, uma vez que os volumes de chuvas deverão ultrapassar os 50 mm entre hoje e quinta-feira. Aos poucos esse sistema estará avançando pelo interior do Brasil e provoca chuva também sobre várias localidades dos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Mato Grosso.

Porém, com exceção do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, os demais estados citados acima terão apenas pancadas de chuva isoladas. Como já choveu em algumas localidades do Mato Grosso nas últimas 12h, muitos produtores retomaram as atividades de plantio da soja, até porque, há previsão de mais chuva ao longo da semana e principalmente no sábado e domingo.

Com a chuva do final de semana, todas as regiões produtoras do Sudeste e Centro-Oeste podem registrar chuva. Entretanto, vale ressaltar que para as áreas produtoras de Goiás, Minas Gerais e leste do Mato Grosso, bem como para a faixa noroeste de São Paulo, as chuvas boas mesmo só deverão ocorrer no final de semana e, principalmente no começo da semana que vem. Assim, ainda é arriscado o plantio da soja no pó sendo aconselhável apenas a partir desta quinta-feira, salvo para aquelas áreas que já receberam alguns bons volumes de chuvas nas últimas 12h.

Para a cafeicultura e para a cultura da cana de açúcar, o tempo seco e com temperaturas extremamente altas durante o dia tem elevado às taxas de evapotranspiração. O nível de umidade do solo tem caído drasticamente dia após dia.Há previsão do retorno das chuvas a todas as regiões produtoras do centro-sul nos próximos sete dias e a tendência é que as condições melhorem bem ao longo da semana.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário