Clima: Chuva se espalha pelo Brasil nos próximos dias, com bons volumes para a safra

Publicado em 24/10/2017 10:39

LOGO nalogo

A previsão do tempo para os próximos dias de diversas instituições meteorológicas mostra a chuva se espalhando pelo Brasil central, com bons volumes. Esse panorama climático deve melhorar as condições para o plantio da soja – que está em atraso – nas principais origens brasileiras. Algumas delas até já receberam algumas precipitações nos últimos dias. Um mapa da RiskPulse, com previsão de 15 dias, aponta chuvas acumuladas entre 100 e 150 milímetros em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. (Veja abaixo)

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para os próximos 15 dias para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para os próximos 15 dias para todo o Brasil - Fonte: RiskPulse
Fonte: RiskPulse

Previsões menos estendidas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e AgResource confirmam essa condição para os próximos dias. (Veja abaixo). "Índices pluviométricos significantes foram observados em regiões localizadas pelo Centro Oeste do Brasil. Regiões que sofriam com a seca no centro do Mato Grosso, observaram chuvas de até 35mm nestes últimos 3 dias. Em Goiás, as precipitações se concentraram em torno de Rio Verde e no Mato Grosso das Sul chuvas pesadas se alastraram de Campo Grande até Bahia Negra, fronteira com Paraguai", disse a consultoria em relatório.

"Índices pluviométricos de 15-25 mm são previsões nos próximos 5 dias para uma faixa que corta de sul a norte no Mato Grosso, todo o lado sul de Goiás e a maioria do Mato Grosso do Sul. A região Sul, e partes do Sudeste segue com chuvas fortes acima dos 30 mm", complementa a AgResource.

Para o engenheiro agronômo Dirceu Gassen, essas condições climáticas não significam, necessariamente, uma tranquilidade maior no plantio da safra de soja. É preciso continuidade das chuvas. "É sempre importante pensar em quanto tempo essa água vai ficar no solo, porque há a transpiração e evapotranspiração natural das plantas. Em uma semana acabou acabou toda a água", afirma. "É melhor plantar mais tarde e semear bem, do que mal mais cedo", pondera o especialista.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para os próximos 5 dias para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para os próximos 5 dias para todo o Brasil - Fonte: AgResource
Fonte: AgResource

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 123 horas (24/10 a 29/10) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 123 horas (24/10 a 29/10) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

De acordo com o modelo americano, há uma tendência de que, nos próximos dias, essa chuva se mantenha na região central do Brasil, tendendo a se espalhar mais nas regiões mais críticas a partir do próximo final de semana. Segundo a chefe do centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Morgana de Almeida, a partir do dia 31 de outubro, o modelo indica que as chuvas devem ser mais volumosas, se estendendo para o norte de Minas Gerais e oeste da Bahia, ocasionando também as primeiras chuvas na região do Matopiba.

Almeida também salienta que todo o sistema mostra que as condições climáticas já estão alinhadas com a Primavera e encaminhando para o Verão. Essas previsões devem ser atualizadas ao longo da semana, de forma a trazer informações mais precisas para os produtores.

Veja mais:
» Goiás não recebe chuvas esperadas e nova previsão é somente para o próximo sábado

Plantio atrasado

O plantio da soja da safra 2017/18 está atrasado em praticamente todo o cinturão produtivo do Brasil devido ao clima adverso no último mês. No Paraná e Mato Grosso, principais estados produtores da oleaginosa, o cenário tem chamado a atenção. Consultorias privadas apontam que a semeadura no país havia alcançado 20% da área prevista até quinta-feira (19), ficando atrás do índice de um ano atrás, quando 29% da área já havia sido plantada.

O Imea (Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária) reportou na última sexta-feira (20) que o plantio no maior estado produtor do grão no país estava em 25,82% da área prevista, que é de 9,41 milhões de hectares na safra 2017/18. Um atraso de 16,45 pontos percentuais em relação aos trabalhos da temporada anterior.

Com excesso de chuvas, algumas plântulas estão morrendo em regiões do Paraná, segundo maior estado produtor do grão no país. No final de semana, regiões sul, oeste e sudoeste acumularam mais de 100 mm de chuvas. Cerca de 70% da safra já foi plantada até o momento. Previsões indicam veranico em dezembro, segundo Nelson Harger, gestor da área de Produção Sustentável de Grãos da Emater/PR.

Além disso, as temperaturas mais baixas também podem atrasar o desenvolvimento da cultura da soja no estado.

Veja mais:
» Temperaturas mais baixas podem atrasar o desenvolvimento da soja no Paraná

A falta de chuvas também está atrasando o plantio de soja em Goiás. A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO) calcula que, até o momento, foram semeados em torno de 5% dos 3,350 milhões de hectares previstos para esta safra. No mesmo período do ano passado, 15% da soja goiana já havia sido plantada.

Leia mais:
» Falta de chuvas atrasa plantio de soja em Goiás

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário